Prefeitura vai convocar concursados da Saúde e conceder anistia fiscal de 100%

17/01/17 - 08:03

Na quarta-feira, dia 11, Leone Maciel recebeu o SETE DIAS em seu gabinete às 20 horas e foi logo disparando: “começo às 7h30 e saio às 23h”. O ritmo frenético dos primeiros dias de governo não assusta o prefeito que, além do funcionamento natural da máquina, cuida de problemas herdados como salários atrasados, obras mal acabadas e buracos nas ruas. Ele fala de uma reforma administrativa, que sofre pressão de apoiadores buscando cargos na Prefeitura e das exonerações promovidas nos últimos dias. Leone Maciel também confirma que vai convocar aprovados no concurso da Saúde e promover uma anistia fiscal ampla para todos os tributos municipais, inclusive contas do SAAE.

 

DIA A DIA  DO PREFEITO

Está sendo corrido. De 5h30 às 7h cuido de meus interesses de comerciante. A partir das 7h30 começo a cuidar dos interesses da Prefeitura. Vou ao gabinete ou visito repartições como na última quarta-feira quando fui a UPA. Já estive no PA Belo Bale, no “Camelôdromo” e ando pela cidade onde vejo muitos buracos nas ruas. Meu expediente na Prefeitura está terminando às 23h todo dia. Apesar de tudo, não considero o ritmo acelerado. Pegamos a Prefeitura com uma transição que não foi feita como almejávamos . Enfim, o dia está pequeno, ele tinha que ser maior (risos).

 

PAGAMENTO DOS ATRASADOS

O servidor sempre me pergunta sobre o pagamento dos salários atrasados de novembro e dezembro. Ainda não posso definir esta situação. Meu compromisso é pagar os salários, a partir do meu mandato, todo dia 28. Apesar da crise, dos compromissos e contrapartidas que herdamos, vamos fazer força por este compromisso. Temos que limpar o nome da Prefeitura. Quem deve é considerado mau pagador e este sempre compra mais caro porque não tem crédito.

 

PROBLEMAS NA CAPTAÇÃO DO VELHAS

Estivemos na ETA com servidores, vereadores e imprensa e fiz questão de não dizer nada. Uma técnica responsável respondeu as indagações e algumas pessoas ficaram escandalizadas. Esta é uma obra de mais de R$ 170 milhões. Existe infiltração de um compartimento de água para outro. São defeitos na concretagem de forma regular. A ETA deveria ser toda informatizada e automatizada e não existe nada disso. A previsão é que estariam sendo enviados 250 litros de água por segundo para Sete Lagoas e o montante não passa de 140 com o mesmo gasto de energia e pessoal. O sistema é totalmente deficitário porque não existe reservação na cidade.  Além de tudo há um problema sério de captação de água no Rio das Velhas. Esta é a ETA, a obra do século.

 

SAAE VIÁVEL, ETA NÃO

O SAAE é totalmente viável. Ele precisa ser saneado financeiramente e acabar, principalmente, com a perda de água no sistema e em ligações irregulares. O que não é viável no momento é a ETA. Temos que buscar o empreiteiro que fez a obra e exigir dele as correções. Ainda temos que descobrir quem recebeu uma obra desta monta, o presidente do SAAE ou o ex-prefeito (Marcio Reinaldo). Vamos atrás da empresa responsável que tem responsabilidade civil e criminal por 5 anos. Talvez este processo tenha sido antecipado. Não deveriam olhar apenas o quantitativo, mas também o qualitativo.

 

AS EXONERAÇÕES

Teve muita choradeira por estes atos de exonerações. O primeiro projeto que vamos mandar para a Câmara é de uma reforma administrativa. Nela vamos pregar um dos ensinamentos de Fayol (fundador da teoria clássica da administração): um lugar para cada pessoa, cada pessoa em seu lugar. Não quero excessos e nem prejuízo para o município. Vou aproveitar muito os servidores efetivos. Esta reforma não significa só diminuir cargos e sim se adaptar à realidade em busca de uma gestão eficiente. Quando se tem excesso de pessoas, normalmente ninguém responde por nada. Na Prefeitura de Sete Lagoas era assim, muitos responsáveis, mas na hora da responsabilidade não aparece ninguém. Além do mais nenhum servidor público receberá menos de um salário mínino, como ocorria, porque vamos propor nesta reforma a complementação por meio de abono.

 

CONFIANÇA DE CADA UM

É muito importante ressaltar que não demiti ninguém. Demiti somente quem eu não deveria demitir. Os cargos de confiança que exonerei, deveriam ter saído com o Marcio Reinaldo. Eles eram de confiança dele. Os meus cargos de confiança começam dentro da Prefeitura. Tenho cinco secretários que são efetivos e ocupam nove pastas.

 

CONCURSADOS DA SAÚDE

Na área de Saúde o ex-prefeito Marcio Reinaldo fez concurso e não chamou ninguém. Vamos convocar em todos os cargos. A partir de fevereiro este processo será iniciado. Em programas do Governo Federal, que não são permanentes e podem acabar, existe lugar para contratados. Agora,  por exemplo, no Hospital Municipal, na UPA  e no PA do Belo Vale temos que colocar servidores efetivos. 

 

PROCURA POR CARGOS

Treze partidos políticos me apoiaram e a situação do país e da cidade está difícil. A crise e o desemprego são muito grandes e todos querem fazer parte do governo. Fui muito claro que a partir de fevereiro vou receber as pessoas que me apoiaram. Não significa que vou dar emprego. Temos que arrumar outro jeito de ajudar as pessoas que nos apoiaram e até as que não apoiaram. Existe um volume muito grande de reclamação de pessoas que não estão sendo atendidas neste primeiro momento.

 

MAIOR DESAFIO

A saúde é o maior desafio do início ao fim do governo. Por mais que aplique recursos ela não será cem por cento. A demanda só cresce e a partir do sistema universalizado atendemos vários municípios. Sete Lagoas não está ficando sem receber por isso porque existe a compensação. O que estava faltando era competência para cobrar. Muitas vezes o serviço era prestado e não recebia porque o procedimento não era faturado.

 

MEXA-SE

O programa Mexa-se não vai acabar. Ele será reformulado. Por exemplo, turmas com cinco, seis alunos serão direcionadas para as de bairros mais próximos. Cada turma deve ter um número suficiente de pessoas para que não joguemos dinheiro fora. E vamos utilizar estagiários de Educação Física do Unifemm para coordenar essas turmas. Este programa é fundamental para a comunidade. Mais uma vez cito a gestão eficiente, a racionalização.

 

ANISTIA FISCAL

A anistia vai atingir todos os créditos tributários do município, IPTU, ISS, conta de água atrasada, etc. Para pagamento à vista será cem por cento de desconto em multas, juros e correções. Além de tudo vamos dar dez por cento de desconto na dívida original. Logicamente quem optar pelo pagamento parcelado haverá um escalonamento no percentual do desconto. Caso a adesão seja maciça poderemos arrecadar o equivalente às folhas de pagamentos deixadas pela administração anterior.

 

PRESIDÊNCIA DA AMAV

Acho que ninguém queria ser candidato, fui eleito por exclusão (risos). Deixei claro que não era candidato, mas poderia ser. Se não fosse, apoiaria outro, mas exigi consenso. Também afirmei, antes de qualquer definição, que Sete Lagoas não sai mais da AMAV.

 

AMM

A presidência da Associação Mineira de Municípios (AMM) depende de apoio do governador, do vice-governador e dos prefeitos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O presidente da AMM deve ser de Sete Lagoas, Contagem, Betim, Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Matozinhos, Pedro Leopoldo e outras. Cidades que estão perto da sede da entidade e dos órgãos governamentais do Estado. Encaro este desafio se houver anuência por meu nome. 

 

Por Renato Alexandre

 

Veja Mais