Presidente do SAAE fala de erros em obra da ETA durante Reunião Ordinária

13/09/17 - 16:15

Foi bastante concorrida a Reunião Ordinária dessa terça-feira (12), na Câmara Municipal, com a presença do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Arnaldo Nogueira. O gestor atendeu a requerimento do vereador Milton Martins (PSC) que queria esclarecimentos sobre erros na construção da Estação de Tratamento de Água (ETA), metas da autarquia e inchaço na folha de pagamento, entre outros assuntos.

 

Por quase duas horas o gestor ocupou a tribuna para explicar as várias falhas “grosseiras” que foram encontradas na obra da ETA. Uma auditoria foi realizada e confirmou que inúmeros processos foram feitos fora dos padrões, inclusive a licitação do anteprojeto que concebeu a estação que apresenta rachaduras e vazamentos em parte da estrutura.

 

O responsável pela auditoria foi o engenheiro Jairo Batista que apresentou os resultados do trabalho. Cabos de energia expostos, abrigo de equipamentos com falhas, falta de segurança do trabalho e bomba para dragar na captação instalada em local equivocado foram alguns dos problemas diagnosticados na auditoria. “Falhas graves que podem levar a morte”, disse sobre os cabos de energia.

 

Mantendo sua linha, Milton Martins chamou a obra de “corrupta”. O vereador disse que “estou vendo aqui um processo perigoso de corrupção. Quem liberou o recurso pagou sem fazer a fiscalização”, emendou antes de cobrar medidas. Gilson Liboreiro (PSL) questionou sobre a forma como os pagamentos foram feitos e o engenheiro esclareceu que foi através de medições.

 

Outros vereadores contribuíram e Pr. Alcides (PP) disse que “não podemos ficar em zona de conforto diante de erros quase incorrigíveis”. Membro da Comissão de Obras da Câmara na última gestão, Ismael Soares (PP) cobra que “os vereadores precisam de uma pessoa técnica para acompanhar a fiscalização de obras”. Gonzaga lembrou da publicação de um jornal local onde o ex-prefeito Marcio Reinaldo classificou como “politiqueira” as acusações de falhas. Arnaldo Nogueira negou com ênfase a afirmativa.

 

Nogueira convidou os vereadores para uma visita técnica ao local e disse que a ETA opera com menos da metade de sua capacidade total. Ainda de acordo com o gestor, serão necessários aproximadamente $ 2 milhões para as obras de correção. O presidente da Comissão de Obras da Câmara, Pr. Alcides, prometeu uma agenda em breve para que a visita seja efetivada.  

 

Diante do vasto material colhido pela auditoria e apresentado na Câmara foi sugerida a realização de uma Audiência Pública para esmiuçar os problemas da ETA. Diante do tempo gasto para a explanação o presidente do SAAE se comprometeu a voltar na Câmara para esclarecer sobre o inchaço de funcionários na autarquia, como solicitou Milton Martins no Requerimento de convocação.

 

Da redação com Ascom Câmara

Veja Mais