Projeto do Complexo Cultural Rivello busca recursos da Lei Rouanet

08/07/18 - 22:53

O Cine Rivello pode se transformar em um complexo cultural. Para viabilizar a busca de recursos através da Lei Federal Rouanet, de incentivo a Cultura, foi assinado no último dia 27 de junho, o decreto de tombamento parcial do Cine Rivello, símbolo cultural de Sete Lagoas desde sua inauguração, em 1958.

A informação é do secretário municipal de Cultura e Juventude, Anderson Cleber Rodrigues. A fachada será preservada, inclusive com o nome do antigo cinema e com a mesma tipologia das letras.

 

O tombamento analisado e acatado  pelo Compac (Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Sete Lagoas), com a participação direta das famílias Ferrari e Filizzola – proprietárias do cinema – representadas por Gabriel Ferrari Oliveira e com a presença do arquiteto Wanderson Ferreira, que concebeu o projeto do complexo.

 

imagem

 

O antigo cinema tem 1.100 lugares. O futuro complexo cultural terá 800. “O palco será aumentado com a retirada das cadeiras que ficam nas primeiras fileiras”, diz o secretário Anderson Cleber, para quehaja a caracterização adequada do novo espaço, que terá o pé direito do palco aumentado ainda mais.

 

A revitalização passará, necessariamente, pela aprovação do projeto na Lei Rouanet de Cultura. “Todo mundo praticamente cresceu tendo o Rivello como referência cultural na cidade”, afirma Gabriel Ferrari Oliveira. “Pretendemos que volte a ser o principal espaço cultural da cidade”, destaca.

 

O valor a ser captado no mercado privado para a revitalização do antigo Cine Rivello não foi definido até o momento, revela o secretário de Cultura, Anderson Rodrigues. “Primeiro é preciso inscrever o projeto”, esclarece.

 

História -  O Cine Rivello foi Inaugurado em 1958 e fechado em 2005.  Por décadas, foi ícone de cultura e entretenimento dos cinéfilos em Sete Lagoas.

 

A revitalização do espaço central  prevê a implantação de um cineteatro, a criação de um espaço de coworking de 14 segmentos e sala de exposições, além de abrigar um café.

 

A proposta da empresa – sediada em Curitiba – estabelece  o restauro,  a reabilitação e a modernização do Cine Rivello. O projeto será coordenado pelo arquiteto sete-lagoano especialista em equipamentos culturais, Wanderson Ferreira, e o produtor e gestor cultural Marcus Paullus.

 

A dupla carrega em seu portfólio obras icônicas como as do Cine-Teatro Brasil Vallourec (BH), Teatro Riachuelo (Rio de Janeiro), Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Palácio do Governo de Pernambuco (Recife)e Museu de Arte do Rio de Janeiro, entre outros.

 

 

Veja Mais