Região perde o último herói da 2ª Guerra Mundial

10/10/18 - 18:36

Faleceu, na última noite de setembro, o ex-Pracinha Flávio da Mata Moreira, um dos heróis da FEB que lutaram nos campos da Itália

 

O ex-combatente Flávio da Mata Moreira, um dos heróis da Força Expedicionária Brasileira – FEB, integrante dos contingentes brasileiros imortalizados por suas vitórias em campos italianos durante a 2ª Guerra Mundial, faleceu na noite de domingo, 30 de setembro, para segunda, 1º de outubro. Com ele, que tinha a patente de 2º tenente, termina a lista dos heróis de guerra que a região cedeu para as fileiras da FEB. Residente há décadas em Sete Lagoas, o tenente Flávio Moreira da Mata recebeu homenagem do 4º GAAAe em 22/02/2018, quando completava 100 anos de idade.

 

Nascido em Inhaúma, na Fazenda da Tumba, em  22 de fevereiro de 1918, Flávio da Mata Moreira era filho de  João da Mata Moreira e Maria Anália Teixeira da Rocha. Viúvo, foi casado com Maria José Lara Moreira, com quem teve quatro filhos. Deixa nove netos e dois bisnetos. O corpo do ex-Pracinha da FEB, último ex-combatente originário da região de Sete Lagoas, foi velado na Capela do Asilo e sepultado no Cemitério Santa Helena às 16h30 de segunda-feira, 01/10/2018.

 

Mesmo com idade centenária, o tenente Flávio tinha memória privilegiada. Lutou junto com as forças aliadas contra o nazismo de Hitler e o facismo de Mussolini, mas não se considerava um herói. Cresceu na Fazenda da Tumba, no município de Inhaúma, onde viveu até os 27 anos. Estava no Exército, deu baixa em 1940 e depois foi novamente convocado, seguindo para lutar nos campos da Itália.

 

“Eu morava em Esmeraldas quando fui convocado. Depois fui para São João del-Rei e de lá para o Rio de Janeiro, de onde fomos para a Itália. Eu fiquei um ano e quatro meses na Itália. Participei da campanha toda na Itália”, contou o tenente Flávio numa entrevista registrada pelo repórter Caio Pacheco e publicada pelo SETE DIAS em fevereiro de 2018. “Foi um ano, um ano e dois meses mais ou menos. Na campanha da FEB nós fomos para o Sul da Itália. Tinham muitas cidades. A última cidade foi Porreta Terme, perto de Bologna. Combatemos em Porreta e fomos até Milão, Turim, Milão, onde houve a rendição das tropas alemãs”, lembrou o ex-Pracinha.

 

As tropas brasileiras tiveram uma sequência de vitórias: “Porreta, Bologna, Monte Castelo. Quando Monte Castelo caiu, aí foi quase a retirada dos alemães. O ponto mais difícil que o brasileiro passou foi na tomada de Monte Castelo. Era um lugar muito elevado e de muito difícil acesso. Enquanto os brasileiros não cortaram o suprimento dos alemães, eles não se renderam. Então, depois de Monte Castelo ser perdido pelos alemães, eles tiveram que retirar. Foi só retirando, retirando, até que entregaram Monte Castelo”, comentou o ex-combatente.

 

Sobre apoio aos ex-combatentes da FEB, o tenente Flávio tinha reclamações: “Depois que o Castelo Branco assinou um decreto é que nós fomos amparados. Não me sinto herói. Tanto é que o brasileiro é muito mais querido na Itália do que aqui no Brasil. Aqui, herói é só morto. Não tem herói vivo não”. Depois da vida militar, foi caminhoneiro e sitiante. Gostava da vida no meio rural e de “montar numa mula boa. Minha vida é essa. Tranquila e aqui em casa. Minha família faz tudo a tempo e a hora. Não tenho nada a reclamar”, comemorava o velho soldado no início deste ano, ao completar um século de vida, parte dela dedicada à luta armada, no campo de guerra, em favor “da liberdade dos povos”, como consta nos anais da História.

 

Reconhecimento

Sirio Sebastião Fröhlich, leitor do www.setedias.com.br, logo após a publicação da entrevista com o tenente Flávio, fez este comentário: “A humildade é característica marcante desses verdadeiros heróis brasileiros, tão reconhecidos na Itália. Se você, Caio Pacheco, puder fazer chegar ao veterano Flávio da Mata o documentário abaixo, certamente, ele sentir-se-á homenageado. Os italianos reconhecem os brasileiros como libertadores, como pode ser visto no documentário. https://www.youtube.com/watch?v=osMO9d77ZtI&index=8&list=PLnkYkTv4HbMZmG8geqB1tQSFd6jM3fS3”

Veja Mais