SAAE afirma que acusações sobre qualidade de água da ETA são boatos

17/10/17 - 13:55

Uma mensagem que se espalhou nas redes sociais na última segunda-feira (16) deixou em alerta os usuários da água distribuída pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Em tom alarmista, o áudio afirma que a água captada e tratada pela Estação de Tratamento de Água (ETA) – Sistema Rio das Velhas está sendo destinada para consumo da população sem tratamento. “O que é mentira”, afirma a autarquia por meio de sua assessoria de comunicação.

 

O SAAE esclarece que toda a água distribuída em Sete Lagoas, seja captada dos poços tubulares profundos ou do Sistema Rio das Velhas (Estação de Tratamento de Água – ETA) atende aos padrões de potabilidade estabelecido pela Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde. “Ao contrário de mensagens espalhadas de forma irresponsável na última segunda-feira (16/10) nas redes sociais, o SAAE efetua a coleta de água e o monitoramento diário dos parâmetros físico-químicos. A autarquia, bem como a água destinada para o consumo da população, é fiscalizada pelos seguintes órgãos: Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica Ambiental; e Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas, através do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador”, explica.

 

Todas as análises realizadas diariamente por profissionais capacitados estão disponíveis no Laboratório de Análise de Água do SAAE e no órgão de fiscalização municipal, a Vigilância Epidemiológica Ambiental. Para informações e solicitação de serviços, ligue 115.

 

O assunto ainda motivou um vídeo onde o coordenador da ETA, Alexandre Picorelli, aparece explicado os processos de controle usados na estação e, ao final, bebe a água tratada no local. O vídeo viralizou ao ser distribuído pelo aplicativo WhatsApp.

 

 

 

Da redação com informações do SAAE

Veja Mais