Semana é de tempo instável, até o início de março

22/02/18 - 15:33

De acordo com o pesquisador Daniel Pereira Guimarães, o tempo permanece instável nessa semana e durante o início do mês de março. “A boa notícia é que as chuvas tendem a cair nas regiões semiáridas de Minas Gerais, como o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha”, observa o pesquisador, responsável pela estação meteorológica da Embrapa.

 

“As precipitações esperadas estão dentro da normalidade e não temos nenhuma perspectiva das altas precipitações que tivemos no início do mês”, completa Daniel. Conforme mostrado na figura abaixo, as probabilidades da ocorrência de chuva variam entre 50 e 85%, “significando que poderemos ter dias sem nenhuma precipitação”, observa o pesquisador.

 

Ainda conforme sua análise, em todos os dias as previsões indicam a ocorrência de períodos de sol e pancadas de chuva que tendem a se concentrar no período da tarde e início da noite, quando a redução da temperatura permite o aumento da nebulosidade. E que existe uma tendência de redução das chuvas no final de semana, como se pode verificar em:

 

https://www.meteoblue.com/pt/tempo/previsao/14-dias/sete-lagoas_brasil_3447624

 

Daniel comenta que, conforme previsto pelo www.meteoblue.com, as chuvas da terça-feira ocorreram após o entardecer e o sol reapareceu na manhã de quarta-feira. “Veja que a previsão indica a ocorrência de trovoadas, o que é comum nessas chuvas de início da noite e que foi verificado ontem (terça, 20) em Sete Lagoas”, acrescenta o pesquisador. .

Veja Mais