Tal pai, tal filha

11/08/17 - 09:45

Um quadro bastante comum em programas de auditório dos anos 80 e 90 colocava dois parentes, geralmente marido e esposa, em locais separados respondendo às mesmas perguntas do apresentador. Quando acertavam, acumulavam pontos. Quando erravam, ficavam mais distantes de alguma premiação. 

 

O SETE DIAS fez uma brincadeira semelhante esta semana com pai e filha. Ele, Dr. Jader Pereira Resende, ela, Dra. Bruna Resende, ambos médicos endocrinologistas de Sete Lagoas. Sem saber que teriam que responder às mesmas perguntas, eles toparam participar da entrevista a seguir, separadamente, contanto que não contassem um para o outro, pois seria uma “surpresa de dia dos pais”. Confira as respostas dadas pela dupla:

 

Um dos sonhos de todo pai é imaginar que o(a) filho(a) siga a mesma profissão. Se sente mais realizado profissionalmente por isso? Houve alguma influência direta na escolha profissional?

 

Dr. Jader: Na verdade, sempre me senti realizado na minha profissão. Amo o que faço e a medicina sempre foi meu objetivo. Estudar e ajudar as pessoas me realiza. Quando a Bruna me comunicou da sua escolha, fiquei muito feliz por poder passar para ela meu conhecimento e experiência.

 

Dra. Bruna: Minha escolha profissional partiu de mim, mas meu pai acabou influenciando indiretamente, pois o seu amor pela medicina sempre me encantou! E esse amor refletia na sua dedicação com os pacientes e no seu empenho em sempre estar atualizado.

 

Nos almoços de domingo os assuntos costumam girar em torno da profissão? Como os demais parentes brincam com isso?

 

Dr. Jader: É verdade que conversamos muito sobre nosso trabalho, mas evitamos este assunto na presença de outras pessoas, até mesmo da nossa família, por ética e por não ser agradável. Mas é claro que sobre assuntos gerais da medicina é preciso nos policiarmos para que não seja um tema muito frequente.

 

Dra. Bruna: Tentamos conversar e discutir casos da nossa área principalmente durante a semana, no consultório. Quando precisamos discutir algum caso de paciente, não discutimos perto de outras pessoas. Podemos até fazer comentários sobre a área médica (coisas gerais) nos almoços, embora não seja um assunto que predomine.

 

Quando a Bruna/você disse que queria seguir a mesma 

profissão do pai? Qual foi sua reação/reação dela?

 

Dr. Jader: Fiquei muito satisfeito porque acredito que a Bruna tem todo o perfil para desempenhar bem a endocrinologia. Ela é muito dedicada, estuda muito, já fez mestrado. Fez uma ótima residência no Hospital das Clínicas e também trabalha lá. A endocrinologia é uma especialidade que requer muito estudo, pois está em  constante evolução, com muita pesquisa e trabalhos científicos.

 

Dra. Bruna: Quando decidi fazer medicina foi uma imensa alegria para ele, embora ele nunca tenha falado diretamente que eu devia fazer vestibular para essa área. A maior felicidade, entretanto, foi quando optei pela mesma área dentro da medicina: a endocrinologia.

 

E as viagens a congressos e eventos da área? Costumam ir juntos?

 

Dr. Jader: Sempre que possível vamos juntos a eventos médicos e congressos. É muito agradável desfrutar estes momentos juntos. E facilita muito porque quando não é possível, um de nós se incumbe de compartilhar as novidades.

 

Dra. Bruna: Geralmente optamos por congressos e cursos em que ambos podemos ir. É muito legal compartilhar esses momentos com ele, pois é um tempo para ficarmos juntos e trocarmos experiências. Quando acontece de não irmos juntos, um acaba atualizando o outro.

 

Quer deixar uma mensagem de Dia dos Pais?

 

Dr. Jader: Como pai, sinto muito orgulho das minhas duas filhas por serem as pessoas que são e, embora em áreas diferentes, desempenharem tão bem, com capacidade e empenho, as profissões que escolheram.

 

Dra. Bruna: Meu pai sempre foi exemplo de amor, dedicação, caráter, ética e comprometimento para mim! Ele é minha inspiração para ser uma pessoa e uma profissional melhor!

 

 

Marcelo Sander

 

 

 

 

 

 

Veja Mais