Três startups do Santa Helena Valley são aprovadas em programas de aceleração

27/05/17 - 09:39

Seed (foto), programa de aceleração do Governo de Minas, recebe a segunda startup do Santa Helena Valley, de Sete Lagoas. Foto: Simi
Seed (foto), programa de aceleração do Governo de Minas, recebe a segunda startup do Santa Helena Valley, de Sete Lagoas. Foto: Simi

 

Três ótimas notícias para o empreendedorismo de Sete Lagoas foram anunciadas na última semana. As startups Safetest, Farmácia do Bem e Lett Insights, todas participantes do ecossistema local Santa Helena Valley (SHV), foram selecionadas para programas de aceleração como Seed, Bio Startup Lab Interfarma e Startup Chile, respectivamente.

 

A empreendedora e engenheira de alimentos Janayna Bhering - uma das sócias da Safe Test ao lado do executivo Felipe Peixoto e dos professores do Departamento de Parasitologia da UFMG Daniela Bartolomeu e Ricardo Fujiwara - conta que a Safe Test é uma startup que produz kits diagnósticos para detecção de doenças infecciosas como Zika Chikungunya, Dengue, Febre Amarela, Leishmaniose, entre outras. "Estamos desenvolvendo também para análise de banco de sangue. Conseguimos identificar várias doenças em uma única amostra. É mais rápido, preciso e precoce para iniciar o tratamento. Em dois minutos fazemos o que um laboratório levaria até 15 dias", conta Janayna. De acordo com a empreendedora, o SHV tem contribuído com networking e troca de conhecimentos. "Gostei muito da possibilidade de contribuir também", afirma.

 

A Safetest, também participou, no início do mês, do 34º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM), em Belo Horizonte. "Fomos à convite do Governo de Minas e fizemos contatos com vários gestores, prefeitos, coordenadores de consórcios intermunicipais. Uma boa oportunidade", comemora. Sobre a seleção da Safe Test para o Seed - o programa de aceleração de startups do Governo de Minas - Janayna acredita ser mais uma oportunidade de ganhar visibilidade. "Estamos num momento de começar a capitalizar. A tecnologia está desenvolvida e consolidada e a comunidade acadêmica tem nos chancelado. Estamos na fase pré-comercial e queremos agora um investidor para ajudar a colocar o produto no mercado", acredita a engenheira. A Safe Test concorreu com mais de mil projetos inscritos e está entre as 40 selecionadas em um processo que vai durar seis meses.

 

imagem

Os sócios da Safetest: Janayna Bhering e Felipe Peixoto

 

Do Bem

Outra startup do SHV que comemorou aprovação em um programa de aceleração esta semana foi a Farmácia do Bem - focada em doações de medicamentos. "Na verdade é uma pré-aceleração para startups da área da Saúde. Serão dez semanas intensas em São Paulo nos meses de junho e julho com os maiores mentores da área farmacêutica do país durante o Bio Startup Lab Interfarma", comemora Luciana Oliveira, sócia da startup, juntamente com Marcelo Abreu e Gabriel Gonçalves. A Farmácia do Bem está entre as 21 ideias selecionadas para esta rodada do programa entre 353 projetos inscritos de quatro países. Atualmente a Farmácia do Bem já passa pelo programa de pré-aceleração InovAtiva Brasil, que acontece no Unifemm. A startup está agora em processo de negociação de um parceria com a Prefeitura de Sete Lagoas.

 

imagem

Os sócios da Farmácia do Bem: Gabriel Gonçalves, Luciana Oliveira e Marcelo Abreu

 

Lett

Para o empreendedor sete-lagoano Fabrício Massula, um dos sócios da Lett Insights, startup de auditoria e monitoramento de e-commerces com foco em fornecedores, participar de programas de aceleração "ajudam as startups a terem contato com mentores de várias áreas que já erraram em lugares que iríamos errar e nos ajudam a passar por esses problemas". Além disso, segundo Massula, o contato com a indústria (foco da Lett) é muito forte. "Te colocam em contato com parceiros e possíveis clientes", afirma o sócio da Lett, startup que já foi acelerada pelo Seed (relembre aqui) e agora está de malas prontas para o Startup Chile. "O Seed é o maior programa de aceleração pública da América Latina. Faz uma diferença grande no impacto final", conta. A Lett foi uma das 100 startups selecionadas para o programa de aceleração chileno. Serão sete meses de imersão. O objetivo agora, segundo Fabrício, é internacionalizar ainda mais a empresa. "Crescemos expressivamente, em eqipe e clientes. Hoje atuamos no Brasil, México, Argentina e Colômbia e, agora, Chile", comemora.

 

imagem

O sete-lagoano Fabrício Massula, da Lett Insights

 

Para saber mais sobre os programas de aceleração:

Seed

Bio Startup Lab Interfarma

Startup Chile

 

Para saber mais sobre as startups selecionadas:

Safetest

Farmácia do Bem

Lett Insights

 

Para saber mais sobre o Santa Helena Valley:

Santa Helena Valley

 

Marcelo Sander

 

Veja Mais