Ufólogos farão encontro em Sete Lagoas

22/02/18 - 15:36

Os aficionados pelos discos voadores e temas relacionados com a vida extraterrestre – os ufólogos – têm encontro marcado para a manhã deste sábado, dia 24, a partir das 9 horas, na praça de alimentação do Shopping Lagoa, na rua Dr. Pedro Luiz, para discutir a criação de um grupo de pesquisa em Sete Lagoas. Um dos coordenadores do evento, jornalista Márcio Vicente da Silveira Santos, é também um dos mais antigos pesquisadores do fenômeno ufológico na região. Na década de 1960 ele participava de um grupo conhecido como CEUS (Centro de Estudos Ufológicos de Sete Lagoas) e chegou a ter um grande arquivo de casos de avistamentos e contatos.

 

Segundo o ufólogo, “a região de Baldim, mais precisamente a faixa delimitada pelo Rio das Velhas e a Serra do Cipó, é uma região que historicamente contabiliza grande número de contatos com naves extraterrestres e seus tripulantes”. Há casos que hoje fazem parte da chamada “literatura ufológica”, como a “briga” do sitiante Hermelindo Coelho da Silva, residente na localidade de Vargem Grande, município de Baldim, que travou um duelo com o tripulante de um disco voador e quase foi raptado. O fato foi testemunhado por seus familiares e alguns amigos.

 

Outro caso lembrado (e pesquisado) por Márcio Vicente aconteceu com o trabalhador rural Alberto de Oliveira, empregado numa fazenda pertencente a Joaquim Nogueira, nas proximidades de Sete Lagoas. Ele foi levado para o interior de uma nave e ali permaneceu por algumas horas, sendo submetido a vários exames. Alberto chegou a ser examinado pelo médico Carlos Afonso Viana porque apresentava um quadro de profunda desidratação e confusão mental. Esse caso ganhou repercussão e foi pesquisado pelo professor Húlvio Brant Aleixo, diretor do Centro de Investigação Civil de Objetos Aéreos Não Identificados (CICOANI). O CICOANI foi considerado um dos mais importantes órgãos de pesquisa do Brasil.

 

Para a reunião deste sábado, foram expedidos convites a pelo menos 20 pessoas que estão de alguma forma ligadas à pesquisa ufológica em Sete Lagoas e região, mas qualquer interessado poderá participar e vir a fazer parte do grupo a ser criado. Na montagem desse grupo de pesquisa, os ufólogos de Sete Lagoas vão contar com a orientação do Fórum Permanente para Estudos de Fenômenos Transcendentes de Minas Gerais (FOTRANS), com sede em Belo Horizonte. Esse órgão deverá realizar em Sete Lagoas, no mês de abril, um encontro aberto ao público para conhecimento e debate da chamada “casuística regional”.

 

 

Assiz Lima, com informações de Renato Alexandre

Veja Mais