V Festival de Inverno de SL termina nesta quarta e tem show do Falamansa

17/07/18 - 09:54

Abertura teve apresentações e destaque para grupos especiais na Casa da Cultura

 

Emoção foi a marca da abertura do V Festival de Inverno de Sete Lagoas, na manhã do último sábado, 14, destacando o tema “Arte para incluir, arte para unir”. A programação do evento, que será encerrada na próxima quarta-feira, 18, mostra 44 atrações, dez oficinas, duas exposições e mais de 500 artistas, entre jovens, adultos e idosos, envolvidos.

 

O planejamento da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude, permitiu um alcance que atingiu diversas correntes culturais. A grade, por exemplo, incluiu o show da artista mirim Elis Cristine até o renomado grupo de forró Falamansa. O Festival se transformou em uma das mais importantes ferramentas de integração dos sete-lagoanos.

 

Na manhã de sábado foram realizadas as apresentações do Coral e da banda da APAE, APAExonados, Coral “Clave da Fé”, da Escola Municipal Dalva Ferreira Diniz, Grupo de Escoteiros Mafeking e Associação PLEC. Foram momentos emocionantes e muito aplaudidos por todos os presentes na Casa da Cultura.

 

Homenagem a D. Helena Branco

 

O Festival de Inverno já prestou homenagens a grandes beneméritos e pessoas que trabalharam em prol da Cultura de Sete Lagoas, nas edições anteriores: Trapalhão Zacarias, Dona Mariza Conceição, Dona Cida Couto, Sr. Manoel e Dona Nativa. Na edição deste ano homenageia Helena Bartholomeu Rodrigues Branco, a Dora Helena Branco, fundadora do Serpaf.

 

As 14 entidades envolvidas:

 

·  SERPAF – Serviço de Promoção ao Menor e a Família

 

·  APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Sete Lagoas

 

·  PLEC – Projeto Local de Envolvimento Comunitário

 

·  Grupo Escoteiros 86° Mafeking Sete Lagoas

 

·  Vila Vicentina – Sociedade de São Vicente de Paulo

 

·  Associação Ivone e Pedro Lanza IPELDOWN

 

·  M. Dalva Ferreira Diniz

 

·  MG Seven E Grupo de Teatro Nós e Voz

 

·  ADIVISETE – Associação dos Deficientes Visuais de Sete Lagoas

 

·  CEUs das Artes – Jardim dos Pequis

 

·  Movimento LGBT de Sete Lagoas

 

·  Grupo MÃO AMIGA

 

·  APAC – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados

 

·  Comunidade Surda de Sete Lagoas

 

Portadores de necessidades especiais, minorias e entidades são estrelas do Festival de Inverno

 

O V Festival de Inverno de Sete Lagoas, com o tema “Arte para Incluir, Arte para Unir”, tem como inovação considerar como estrelas do evento 14 entidades locais – voltadas às pessoas com necessidades especiais/físicas ou que desenvolvem trabalho de grande relevância social/cultural – participando diretamente da programação. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma em cada sete pessoas brasileiras vive com algum tipo de deficiência.

 

“É preciso tratar todos de forma igualitária, e a arte é a melhor forma de fazer esta conexão. A arte cria ambientes que acolhem essa diversidade. Só a arte faz isso, porque é livre para quem recebe e também para quem expressa – independente da capacidade intelectual; por isso é tão democrática”, afirma Alan Keller, subsecretário de Cultura e Juventude, um dos responsáveis pela programação.

 

Para o cientista das inteligências múltiplas Haward Gardner, a escola não pode sufocar as aptidões dos alunos, mas canalizar as potencialidades de cada um e adequá-las ao processo de ensino: “Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem”. Nesse contexto, a Arte entra na Educação Inclusiva, um ambiente multiplicador de aprendizagens. As ideias do especialista são colocadas em prática nesta edição do Festival de Inverno.

 

Neste sentido, a atual administração do município, através do Festival e Inverno e de outras ações em desenvolvimento, dá o exemplo – literal - de como fazer. “Sempre acreditei no Festival de Inverno como uma maneira de fomentar as atividades artístico-culturais de Sete Lagoas. Está sendo assim também com o Festival 7 Cantos, que vem descobrindo talentos por toda a cidade”, destaca o prefeito Leone Maciel.

 

Totalmente gratuito, a proposta do Festival 7 Cantos é trazer a arte das extremidades de Sete Lagoas para o Centro, mais uma forma de promover a inclusão de talentos até então “escondidos”. As oficinas que serão realizadas no Casarão têm como proposta formar novos artistas e despertar talentos que podem estar adormecidos. A última etapa do Festival 7 Cantos está programada para antes do aniversário da cidade, em novembro.  

 

“A arte é inclusiva e gera bem-estar e alegria, consequentemente trazendo saúde à vida das pessoas. E o melhor espaço de promover a alegria é no campo das artes”, conclui Alan Keller, ao lembrar que a homenageada do ano, no Festival de Inverno, é Helena Branco, “uma das grandes beneméritas de Sete Lagoas, cujo legado social à cidade e região é marcado principalmente pela fundação do SERPAF – Serviço de Promoção ao Menor e à Família.”

 

É esperado, até o fim do V Festival e Inverno, um público rotativo de mais de 10 mil pessoas. A programação tem apresentações em locais como Praça da Feirinha, Casa da Cultura, Centro Cultural “Nhô-Quim Drummond” (Casarão), Parque Náutico da Boa Vista, Praça do Escorrega, Feira da Boa Vista, Feira do Nova Cidade, Vila Vicentina e Shopping Sete Lagoas. A programação completa está no site /www.setelagoas.mg.gov.br 

 

 

----------

 

Com informações da ascom/pmsl

 

 Festival foi aberto com momentos de emoção na Casa da Cultura (foto - Valdeci Oliveira).

 

 

 

 

Veja Mais