Criado para ampliar testes de Covid, laboratório de BH processa apenas 20% de sua capacidade

27/07/20 - 09:58

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram processados 725 exames nos últimos 11 dias, uma média diária de 66 testes.

 

Criado há pouco mais de um mês com a promessa de ampliar a testagem para Covid-19 em Belo Horizonte, o Laboratório Municipal de Biologia Molecular fez, até agora, uma média de 66 processamentos do teste RT-PCR por dia. O número representa 20% da capacidade diária, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Este método é considerado o mais indicado para o diagnóstico da doença.

 

Embora a prefeitura tenha anunciado o início dos trabalhos no dia 22 de junho, o laboratório só começou a fazer os processamentos de testes no dia 13 de julho. Segundo a prefeitura, o local já estava com profissionais contratados e materiais disponíveis, mas precisava ser habilitado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). A Funed é o órgão estadual responsável não só por fazer a maior parte das análises do estado, como também por habilitar laboratórios que queiram fazer o procedimento pela rede SUS.

 

O laboratório municipal de Belo Horizonte, que é uma das doze instituições habilitadas pela Funed, fica no bairro Carlos Prates, na Região Noroeste. A capacidade é de 320 amostras por dia, totalizando mais de 1,5 mil por semana e 9,6 mil por mês. As coletas para realização dos testes são feitas em pacientes internados e em alguns casos específicos (veja abaixo), mas a testagem não engloba casos sintomáticos que estejam com quadro leve.

 

Apesar de ainda não ter atingido a capacidade plena de processamento, o laboratório já possibiitou a ampliação na realização dos testes entre os profissionais de saúde. Antes, eram realizados exames em 8 categorias. Agora, são 21. O resultado é que a quantidade de positivos para Covid-19 triplicou em um mês entre aqueles que atuam na rede SUS-BH.

 

Paralelamente, nestes onze dias, enquanto o laboratório não chegou a fazer nem mil análises, o número de casos confirmados de Covid-19 em BH subiu de 10.618 para 16.670. Segundo a prefeitura de Belo Horizonte, os casos confirmados que entram no boletim são provenientes apenas de resultados positivos de RT-PCR, tanto da rede pública quanto privada.

 

Fonte: G1

Veja Mais