Saúde

Fraturas do escafoide

O punho é formado por vários ossos, dentre eles o escafoide

11/11/22 - 11:40

Por Dr. Bruno Paio Barreiros

O punho é formado por vários ossos, dentre eles o escafoide
A fratura desse osso geralmente ocorre devido a uma queda com apoio sobre a mão espalmada 


O principal sintoma da fratura do escafóide é a dor, com ou sem inchaço.


Pelo fato de não ocorrer deformidade, muitas pessoas não procuram atendimento medico inicialmente

imagem

O grande problema é que o escafoide tem uma vascularização reduzida no seu terço proximal que dificulta a cura da fratura e pode levar a necrose (morte) do fragmento fraturado. (fig 2)
Por estar todo dentro da articulação, a fratura não imobilizada dificilmente se cura sozinha pois o liquido articular entra entre os fragmentos osseos impedindo a consolidação.


Diagnóstico

As fraturas do escafoide são geralmente diagnosticadas por uma radiografia do punho. Porém, muitas vezes nos casos de fraturas deste osso, as radiografias inicias podem ser insuficientes para o diagnóstico, podendo ser necessário solicitar outros exames como tomografia ou ressonância.

Tratamento

O tratamento depende do tipo de fratura. Pode variar de imobilizacao com gesso até cirurgia com colocaçao de pinos ou parafusos
 

imagemimagem

Complicacões

A necrose ou a pseudoartrose (falha de consolidação) do escafoide são complicaçoes frequentes devido a falha no diagnostico inicial e mudam completamente o tratamento (sempre cirurgico) e podem levar a sequelas como limitação de movimentos, dor cronica, perda de força. 
Os ossos ao redor do escafoide nesses casos passam a se mover desalinhados e vão perdendo sua cartilagem e se desgastando (artrose).

Por isso a importância de se pesquisar a fundo qualquer suspeita de fratura do escafoide. Toda queda com dor no punho, mesmo leve, sem deformidade, é sinal de alerta para fratura do escafoide.
Quanto antes for feito o diagnostico, maiores as chances de recuperaçao completa da função do punho.
.

Dr. Bruno Paio Barreiros

CRMMG 48464

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

Instagram: @bruno.paio / www.brunomao.com.br

Ortopedia Ortos - R. Senador Salgado Filho 140/102

Contato: 99826-2017 (WhatsApp)