Saúde

Rizartrose

10/02/23 - 10:25

(fig 1)
(fig 1)

Por Dr. Bruno Paio Barreiros

Rizartrose é uma patologia que acomete a articulação da base do polegar, chamada Trapézio-primeiro metacarpiano, e acontece quando existe um desgaste da cartilagem local, resultando num contato direto entre os ossos, causando dor e limitação da função. (fig 1)


Essa articulação é a principal envolvida no movimento de pinça e preensão com a mão, que nos diferencia dos outros primatas. Apresenta grande mobilidade e estrutura muscular e ligamentar permitindo posicionamento do polegar em plano diferente em relação aos demais dedos. 
Causas
A frouxidão ligamentar parece ser o fator principal na origem do processo degenerativo. A partir da instabilidade observada na articulação temos o deslocamento do metacarpo, acompanhado de incongruência articular progressiva e, portanto, piora do processo artrítico.
Sintomas
Numa fase inicial, o quadro é doloroso em região da base do polegar, podendo estar associado com a presença de processo inflamatório local. Mais tardiamente observamos deformidade e aumento de volume no local. 
Diagnostico
Muitas vezes somente o exame clinico é suficiente para o diagnostico, mas em caso de duvidas podem ser solicitados exames complementares: RX, ultrassom e ressonância magnética. Estes exames auxiliam no diagnóstico diferencial para afastar outras doenças e patologias, como a tenossinovite de De Quervain, por exemplo.


TRATAMENTO CONSERVADOR:
O tratamento incial é sempre conservador, com uso de imobilizações, fisioterapia, terapia ocupacional e eventualmente infiltrações. 
O uso de medicações também pode ser associado para ajudar no controle da inflamação e tentar evitar progressao da artrose. 
TRATAMENTO CIRÚRGICO:
Pode-se considerar a possibilidade cirúrgica quando o paciente não se adapta a restrição das atividades laborativas e de lazer, com aceitação da limitação imposta e/ou quando a dor é incapacitante. Os melhores resultados operatórios são aqueles em que o paciente passou por todas as etapas do tratamento conservador e, dado o seu insucesso, recorre ao cirúrgico.

imagem
Geralmente as cirurgias envolvem a ressecção do trapezio com reconstrucao da estabilização entre o 1o e 2o metacarpo. 

imagem

Dr. Bruno Paio Barreiros

CRMMG 48464

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

Instagram: @bruno.paio / www.brunomao.com.br

Ortopedia Ortos - R. Senador Salgado Filho 140/102

Contato: 99826-2017 (WhatsApp)