Sete Lagoas aposta em novo loteamento para atrair indústrias

Com 400mil m2, nova área privada motiva entidades de classe e poder público a trabalhar na atração de novas indústrias e oportunidades de desenvolvimento para SL. PÁG. 09

13/05/22 - 09:07

Novo distrito industrial de Sete Lagoas está regulamentado e pronto para receber empreendimentos. Foto:  Lucas Nishimoto (Imagem aérea da Eco 238)
Novo distrito industrial de Sete Lagoas está regulamentado e pronto para receber empreendimentos. Foto: Lucas Nishimoto (Imagem aérea da Eco 238)

Celso Martinelli

Sete Lagoas está mais forte como destino para atração de novas industrias com um novo equipamento, que é um loteamento industrial. O espaço possui 400mil m2 (foto acima) e está localizado às margens da MG-238 já regularizado e preparado para a instalação de novas empresas e indústrias. Duas já estão confirmadas: a Vimaster, indústria de fabricação de tinta de sinalização asfáltica, além da Medcom, fabricante de medicamentos. 

O sócio diretor de desenvolvimento da Finvest, André Pompeu, e o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI Sete Lagoas), José Roberto, se reuniram na semana passada para analisar o que pode ser feito para atração de novas indústrias “Se houver boa vontade do poder público temos grandes chances de trazer novos empregos e desenvolvimento. A ACI se orgulha por ter sido convidada a ser embaixadora desse empreendimento, pois há anos trabalha com o seu objetivo master: propugnar o desenvolvimento ordenado e sustentável do nosso município. É nossa função principal trabalhar como agente captadora de empresas para nosso território e dentro dessa função já atraímos algumas empresas que se instalaram na região do ECO238, transformando e caracterizando o ambiente como o mais novo distrito industrial da cidade de Sete Lagoas”, afirmou.

Segundo José Roberto, uma empresa de transformação veicular e outra de impermeabilização de concreto já foram contatadas. "Temos viajado bastante e sempre oferecendo a empresários de outros estados a possibilidade de apoio a instalação de unidade em Sete Lagoas. Sua localização estratégica às margens da MG 238 é um diferencial, pois otimiza a logística de transporte de matérias primas e escoamento de produtos acabados. Importante salientar que a área disponível no ECO238 pode ser comercializada em lotes de tamanhos variados, de acordo com o interesse e necessidade do investidor, sendo esse outro diferencial competitivo para atender demandas de investidores locais, nacionais e multinacionais”, completou.

imagem
Medcom está confirmada no loteamento industrial


O loteamento industrial, que fica próximo à Iveco Fiat, conforme informou a Eco238 em sua página oficial, foi “pensado para oferecer as melhores condições de crescimento às indústrias em questões logísticas, ecológicas e sociais, com inúmeras facilidades para o desenvolvimento industrial. E nada melhor do que Sete Lagoas - MG para aliar todos esses benefícios. Do perfil demográfico à otimização logística: tudo na região contribui para o crescimento da sua indústria”, pontuou o grupo.

Desenvolvida pela Finvest Real Estate, a Eco238, que é proprietária de terrenos e propriedades de destaque no estado, tem sob gestão um total de ativos avaliado em R$ 400 milhões, em aproximadamente 1.100 hectares. Para o responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento dos ativos da Finvest em Minas Gerais, André Pompeu, o Invest Minas e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) têm sido parceiros para toda atração de investimentos na região, justamente com as políticas de flexibilização e facilitação da vida do empresariado. 

"O Eco238 está situado às margens da MG-238 em um ponto estratégico na Zona Industrial Norte de Sete Lagoas, onde se encontram indústrias consolidadas no mercado, como a Iveco e a Ambev. No projeto, já está implantada a Ompi do Brasil, uma indústria italiana que fabrica ampolas, e serão instaladas a Vimaster, indústria de fabricação de tinta de sinalização asfáltica, e a Medcom, fabricante de medicamentos", antecipou André Pompeu.

De acordo com Edmundo Diniz, secretário da Semadetur, a área que já é licenciada, conta com infraestrutura necessária, como eletricidade e rede de gás próxima, o que facilita a instalação de empresas na região. “A instalação do Eco238 é importante para atração do empresariado e investidores. Quem quiser se instalar em Sete Lagoas tem a facilidade de ter uma área de expansão industrial consolidada e regularizada, para que ali faça o desenvolvimento de sua atividade. O empreendimento se tornou um grande parceiro do município", destacou.

Para o prefeito Duílio de Castro, Sete Lagoas é uma cidade que apresenta diversas vantagens, entre elas, a facilitação e a flexibilização da instalação de indústrias e empresas. "Aderimos, no ano passado, a dois projetos do Governo do Estado e do Governo Federal, o 'Avança Minas' e o 'Decreto de Liberdade Econômica', exatamente para colaborar com a desburocratização da abertura de empresas. Somos o quarto melhor entroncamento logístico do Brasil, unido a uma política de desenvolvimento econômico, de facilitação e flexibilização da vida do empresariado, sempre respeitando a lei", afirmou o prefeito.

 - Além disso, a cidade conta com a Sala Mineira do Empreendedor, onde o micro e pequeno empreendedor que quer se formalizar, com menos de 24 horas, tem a empresa aberta e autorização de funcionamento. Acrescente-se ainda a recém editada portaria que trata sobre o licenciamento ambiental, que é analisado no prazo de 30 dias e qualquer estudo ou qualquer outra exigência já é feita no mesmo momento. A partir disso, é produzido um relatório indicando todos os documentos necessários para evitar que o empreendedor os entregue de forma incompleta ou errada, o que agiliza o processo, completou Duílio de Castro.

Veja Mais