Violência e criminalidade

24/05/24 - 13:00

FOTO/reprodução/redes sociais Ex-Delegado e professor Dr. Hudson Maldonado Gama
FOTO/reprodução/redes sociais Ex-Delegado e professor Dr. Hudson Maldonado Gama

Aquela Sete Lagoas, singela e pacata, porta de entrada do sertão mineiro ficou para trás em meados dos anos 1980. Foi-se o tempo em “todo mundo conhecia todo mundo”; sabia-se o número dos telefones sem precisar consultar o “catálogo”; onde morava o fulano e onde morava a fulana.  Sabia-se de cor os nomes das autoridades políticas, juízes de direito, promotores, delegados de polícia, detetives, policiais militares e seus comandantes, enfim...

Mas, por mais que a cidade tenha crescido em termos populacionais, ainda temos muita coisa típica do interior. A comoção com a morte de pessoas conhecidas, por exemplo. Ainda mais quando se trata de morte decorrente de crime com requintes de crueldade, como foi o caso do ex-Delegado Regional de Polícia e Segurança Pública, o advogado Hudson Maldonado Gama, de 86 anos de idade, na última quarta-feira, 22.

Independentemente da autoria, motivações e outras circunstâncias do ocorrido, um assassinato que choca a população e nos leva a refletir sobre os caminhos que a cidade tende a seguir, e o que seria o ideal para o bem-estar de todos nós.

Não temos notícia de nenhum debate público nos últimos anos sobre a segurança e a criminalidade em Sete Lagoas. Questões como a delinquência juvenil e suas motivações, consumo e tráfico de drogas, alcoolismo, população de rua crescente, transgressão a regras básicas de cidadania, como o avanço de sinais de trânsito, por exemplo, tudo conta para o aumento da criminalidade.

Raramente, ou nunca, este tema está na pauta da sociedade civil organizada e dos poderes constituídos, locais e do estado. Dos federais, nem pensar, já que os municípios estão muito distantes das atenções deles.

E como estamos em ano eleitoral, que os senhores futuros candidatos e candidatas a vereador e a prefeito ponham mais este assunto em suas pautas.

 

 

Veja Mais