Após dois anos, festa da Serra está de volta

Depois de dois anos sem ser realizada de forma presencial em função da pandemia da Covid-19, um dos eventos culturais e religiosos de maior tradição em Sete Lagoas voltou e a extensa programação vai de dia 24 de abril, domingo, até 2 de maio, segunda-feira

21/04/22 - 19:30

Após dois anos, festa em Honra da Santa Cruz e Santa Helena volta a ser celebrada em Sete Lagoas com público
Após dois anos, festa em Honra da Santa Cruz e Santa Helena volta a ser celebrada em Sete Lagoas com público

Roberta Lanza

Terá início no próximo domingo (24) a Festa em Honra da Santa Cruz e Santa Helena, um dos eventos culturais e religiosos de maior tradição da cidade, após dois anos sem qualquer comemoração ou manifestação presencial, em decorrência da pandemia da Covid-19. O tema deste ano será "Com Santa Helena, caminhar juntos em comunhão, participação e missão" e conta com uma rica programação que acontece todos os dias, até 2 de maio.

Todos são convidados a ir, sete-lagoanos e romeiros de outras regiões. Além da realização de missas, reza de terço e apresentações, toda uma estrutura para receber barracas e venda de bebidas será montada com a garantia, de acordo com a Prefeitura, de organização dos barraqueiros, segurança, escolta para a procissão. Uma ambulância também será disponibilizada para realizar plantão durante a caminhada e nos dias de maior concentração de pessoas. Para a festa, ainda há a garantia do preparo da estrada de acesso ao local e também de toda a área onde se concentra o público. Agentes da Vigilância Sanitária também atuarão de forma a assegurar a qualidade dos alimentos comercializados durante todos os dias da festa.

A dona de casa Maria da Glória Silveira, de 71 anos, afirma ter sentido saudades da Festa na Serra nos últimos dois anos. “Em minha casa somos todos devotos de Santa Helena e esperamos a festa para termos uma data especial para reunir a família, que hoje mora espalhada na região de Sete Lagoas. Temos a tradição de subir a serra com as Guardas de Congo e Moçambique, saindo da Paróquia Santa Luzia com a bandeira de Santa Helena rumo à Capela de Santa Helena”.

O barraqueiro Carlos Costa, de 38 anos, também diz sentir saudades da festa, mas principalmente por motivos financeiros. “Trabalho há anos como vendedor de alimentos e bebidas nos principais eventos da cidade e a Festa de Santa Helena é uma das ocasiões em que consigo lucrar melhor, devido ao grande volume de pessoas que passa pelo local durante os dias da festa”. Ele afirma que durante os dois anos que Sete Lagoas esteve privada de realização de eventos foram devastadores. “Eu fiquei sem saber o que fazer. Minha esposa e eu entramos na onda do delivery e eu rezava todos os dias para que a vida voltasse ao normal para que eu pudesse voltar à rotina de vendas e melhor criar meus filhos. Agora faço questão de agradecer a Santa Helena pela volta à normalidade, de joelhos, na capela dela, no alto da serra”. 

Confira programação: 

24/04 – Domingo – Abertura das Festividades
06h – Alvorada Festiva – Repique de sinos.
06h30 – Terço – Turma da Amizade.
07h30 – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco de São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas.
Animação: Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena e Coral Santa Helena.

25/04 – Segunda-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Hélio de Oliveira Filho – Pároco da Paróquia Sant’Ana e São Joaquim, em Sete Lagoas.
Animação: Participação da Turma do Pedal.

26/04 – Terça-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Gislei Roberto Marques Teixeira – Pároco de Nossa Senhora do Carmo, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial de Nossa Senhora do Carmo.

27/04 – Quarta-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Monsenhor Wilson Rodrigues da Silva – Pároco da Catedral de Santo Antônio, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial da Catedral de Santo Antônio.

28/04 – Quinta-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Monsenhor Carlos Roberto Moreira dos Santos – Paróquia de São Cristóvão, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial de São Cristóvão.

29/04 – Sexta-feira
19h – Terço.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Wiliam Avelar – Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade paroquial de Nossa Senhora das Graças.

30/04 – Sábado
18h – Manifestação Religiosa e Cultural das Guardas de Congo e Moçambique com a bandeira de Santa Helena rumo à Capela de Santa Helena, saindo da Paróquia Santa Luzia.
18h30 – Terço.
19h – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco de São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas.
Animação: Comunidade Paroquial de São Pedro.
Alferes da Bandeira: Eulale Martins e irmãos.

01/05 – Domingo
06h – Alvorada Festiva – Repique de sinos.
06h30 – Terço – Grupo Luz Divina.
07h30 – Missa presidida pelo Pe. Paulo Renato de Oliveira Modesto – Pároco de São Pedro e Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas.
Animação: ASFRA/Ailton.
10h30 – Missa Solene presidida pelo Bispo Diocesano de Sete Lagoas – Dom Francisco Cota de Oliveira.
Animação: Comissão Zeladora da Capela de Santa Helena e Ministério de Música Discípulos.
Após a missa, procissão de Santa Helena no alto da Serra. Na chegada, Coroação de Santa Helena.
15h – Momento de Oração (ASFRA).

02/05 – Segunda-feira (Encerramento)
19h – Terço dos Homens.
19h30 – Missa presidida pelo Pe. Fábio Francisco de Lima Júnior – Pároco de São Francisco, em Sete Lagoas.Animação: Comunidade Paroquial de São Pedro

Semana Santa também voltou presencialmente

Após dois anos desde o início da pandemia da Covid-19, Sete Lagoas comemorou a Semana Santa com programação presencial especial. No domingo que antecedeu a Páscoa (10), a Diocese da cidade deu início às celebrações em todas as paróquias, que continuaram até o domingo de Páscoa (17), com procissão; Coleta Solidária da Campanha da Fraternidade (onde 60% do dinheiro arrecadado seria destinado a projetos sociais dentro da própria Diocese), missas especiais temáticas, traslado do Santíssimo, com vigília eucarística, vias sacras, Ato Litúrgico da Paixão do Senhor, Vigília Pascal e celebração da Ressurreição de Cristo. 

Para os fiéis, esse foi um momento de alegria e fé em dias melhores. É o que ressaltou Maria da Conceição Paz de Melo, de 76 anos. “Sou cristã e durante a pandemia fiquei muito angustiada e sem poder participar, naturalmente, das celebrações que fazem parte da minha vida desde menina. Estou muito alegre por poder vivenciar minha fé junto a outras pessoas e sinto que estamos cada vez mais perto de dias melhores”. 

Lara Monique dos Santos levou a filha Carina, de três anos, para participar da procissão pela primeira vez. “Ninguém imagina a alegria que vivenciamos em eu poder estar em companhia da minha filha em uma procissão de fé. Quando começou a pandemia ela era bebê e não via a hora de poder demonstrar para ela a fé cristã na prática”. (RL)
 

Veja Mais