Comércio poderá ficar aberto até domingo e cidade fecha semana com ocupação da UTI em 98,2%

07/05/21 - 15:59

Sete Lagoas fecha a semana contabilizando 17.733 contaminações por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de mais 89 casos positivos, sendo 55 mulheres e 34 homens. Mais dois óbitos por complicações da Covid foram confirmados. Ontem, um homem de 65 anos no Hospital Municipal, e hoje, uma mulher de 60 anos no Hospital Nossa Senhora das Graças. 

A cidade chega hoje a 438 óbitos, 81 pacientes de Sete Lagoas hospitalizados com resultado positivo, 216 pessoas em isolamento domiciliar e 16.998 pacientes já curados. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 947 pessoas, 25,4% a menos do que na semana passada, e 4.450 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 34.017 desde o início da pandemia. 

Hoje são 123 pacientes internados por causas respiratórias na cidade, sendo 54 UTI e 69 em enfermaria. A taxa de ocupação de leitos de UTI Covid, somando-se as unidades do SUS e da rede particular, está em 98,2%. Se considerarmos apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice também teve uma queda e se encontra hoje em 97,8%. 

Novo decreto
A Prefeitura publicou hoje o Decreto 6.539, que flexibiliza o horário do comércio da cidade até este domingo. O horário livre de funcionamento é considerado essencial para evitar a aglomeração de pessoas nos estabelecimentos e também no transporte coletivo em função do Dia das Mães, uma das principais datas comerciais do ano. 

Vacinação
Com relação ao atraso no calendário da segunda dose da Coronavac, a Prefeitura esclarece que, segundo levantamento da Secretaria de Estado de Saúde, mais de 96% dos municípios mineiros não receberam o quantitativo de vacinas necessário para a aplicação no prazo máximo de 28 dias sugerido pelo fabricante. Em março, o Ministério da Saúde orientou os municípios a utilizarem todos os estoque na aplicação da primeira dose, porém, houve um atraso na chegada de insumos para a produção da vacina pelo Instituto Butantan. Os insumos são importados da China. 

Segundo o Butantan, nesta quarta-feira o instituto entregou um milhão de doses ao Governo Federal, porém, até o momento essas doses ainda não chegaram aos municípios mineiros. Outras três milhões de doses devem ser enviadas ao Ministério na próxima semana. Vale destacar que a aplicação da segunda dose após 28 dias não interfere na eficácia da vacina, segundo especialistas. Assim que o Município receber as doses, um novo cronograma será anunciado.

Até esta quinta-feira, 6, receberam a primeira dose da vacina em Sete Lagoas 41.353 pessoas. A segunda dose já foi aplicada em 19.029 pessoas. Um novo cronograma de vacinação deve ser anunciado em breve, assim que o Município receber novas remessas de doses do Ministério da Saúde. 

Veja Mais