SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Dez minutos com o Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Neto

15/01/21 - 08:08

Por

JUNINHO SINONÔ

Recém nomeado membro da Sociedade Europeia de Cardiologia, mais importante instituição do mundo sobre o tema, o médico nos esclarece dos impactos do Covid no coração.

O que representa a Sociedade Europeia de Cardiologia e qual a importância da sua aderência à instituição? Na verdade, a Sociedade Europeia de Cardiologia é uma das instituições mais fortes na área do mundo. Todas as diretrizes, todos os documentos, as publicações que norteiam as condutas em cardiologia ao longo do mundo, partem geralmente da Sociedade Europeia de Cardiologia ou da Sociedade Americana de Cardiologia. Essa titulação que me foi concedida agora no final do ano, por indicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é um título de honra, de reconhecimento pelo trabalho na nossa comunidade no sentido de reduzir a mortalidade cardiovascular global, que é o objetivo da Sociedade em si. Eu fiquei bastante satisfeito e honrado porque são pouco mais de 4.300 médicos do mundo todo que tiveram essa indicação e são fellows da Sociedade Europeia de Cardiologia e honrosamente eu sou um deles.

Haverá possibilidade de proximidade e intercâmbios quanto a evoluções nas questões médicas cardiológicas? Sem dúvidas. Um dos papéis dos fellows, que são os embaixadores da Sociedade Europeia ao redor do mundo, é justamente essa troca de conhecimento, essa participação nos eventos, na troca de conhecimento, de experiências, emitindo as opiniões, contribuindo com pesquisas, trazendo novidades e levando experiências que nós temos para lá também. Existem doenças que são prevalentes no nosso meio, que são muito bem tratadas aqui, e as vezes mais raras na própria Europa. Essa troca de informações e experiências será continua e válida. Com certeza irá contribuir bastante para todos nós.

 Qual foi o efeito dos problemas cardíacos na população após a pandemia? Além dos efeitos cardíacos do próprio Covid, que estão relacionados muito a toxidade do musculo cardíaco pelo vírus, que felizmente é uma manifestação mais rara, mas presente, e também da formação de coágulos no coração e infartos não relacionados a gordura, como classicamente ocorre. O Covid traz uma incidência maior de infartos por formação de coágulos, de trombos. Talvez o principal efeito seja o medo dos pacientes de procurarem o atendimento ao menor sinal de doença cardiovascular, por medo de se contaminarem. Isso é motivo da preocupação de todos nós, no mundo todo. Nessa primeira semana de janeiro, a Sociedade Europeia de Cardiologia lançou uma campanha justamente sobre não retardar a procura do atendimento médico caso tenha algum dos sintomas de doença cardiovascular, sinais de gravidade. Porque o Covid realmente é uma doença grave com grande potencial de mortalidade, principalmente por ser altamente transmissível, mas no ano inteiro morreram 1.600.000 pessoas de Covid. Ao passo que a cada ano morrem 7.000.000 de pessoas por doenças cardiovasculares. Ou seja, uma mortalidade 5 vezes maior do que o Covid. Então, não justifica não procurar atendimento médico por medo de se contaminar por Covid, caso você tenha os sintomas de uma doença cardiovascular potencialmente grave em evolução.

Pela preocupação excessiva com o Covid, as pessoas deixaram de cuidar de outras doenças? Sem dúvida nenhuma. As vezes não deixaram de tomar remédio, mas deixaram de levar a vida saudável, de exercitar ao ar livre por ficarem restritas, de buscarem o acompanhamento médico regular, as consultas com seus médicos especialistas ou generalistas e deixaram de fazer exames também. Essa restrição impôs uma realidade diferente para todos nós, que estamos aprendendo com uma doença em evolução, como lidar com ela, como comparta-se com ela e como se cuidar da melhor maneira ao longo dela. Mas ainda estamos bastante assustados, relapsos com determinadas coisas e nos apegando a várias inverdades, justamente por desconhecimento.

O Covid causa sequela ao coração? Pode causar sim, infelizmente. O Covid basicamente é uma doença inflamatória e pró-coagulante. Essa doença inflamatória pode comprometer qualquer órgão do organismo e não é diferente com o coração(...)

TUDO ISSO EM DEZ MINUTOS E NEM UM SEGUNDO A MAIS! 

Veja Mais