Estudantes do curso de Direito auxiliam mulheres vítimas de violência doméstica

Seis alunas do curso de Direito da Una Sete Lagoas, da Ânima Educação, desenvolveram o projeto “Todas por uma”, sob a coordenação da professora Marília Couto

15/06/21 - 13:30

Alunas do curso de Direito da Una Sete Lagoas e integrantes do projeto “Todas por uma”, com a professora Marília Couto (3a. da esquerda para direita)
Alunas do curso de Direito da Una Sete Lagoas e integrantes do projeto “Todas por uma”, com a professora Marília Couto (3a. da esquerda para direita)

O índice de violência doméstica aumentou no país durante a pandemia do Covid-19. De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), no ano de 2020 foram computados mais de 120 mil casos de lesão corporal decorrente de agressão doméstica contra a mulher.  Segundo o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, no último ano foram registradas 105.821 denúncias de violência pelas plataformas do Ligue 180 e do Disque 100.

Diante da necessidade de informar e discutir sobre a situação vivenciada por tantas mulheres, seis alunas do curso de Direito da Una Sete Lagoas, da Ânima Educação, desenvolveram o projeto “Todas por uma”, sob a coordenação da professora Marília Couto. O objetivo do projeto é ajudar mulheres. Por meio das redes sociais as alunas levantam questões relacionadas ao machismo, marcos e nomes históricos da conquista pelos direitos das mulheres, formas de agressão à mulher, leis de proteção e dicas do que deve ser feito em situações de violência.
 
A intenção é conscientizar sobre a história da mulher e a luta incansável pelos direitos. As alunas também realizam encontros online pela plataforma Zoom, que contam com a presença de um convidado especializado para ajudar a suprir as dúvidas e dar apoio às participantes. Os encontros têm o objetivo de ser um espaço aberto para discussões sobre a mulher e também é um espaço para conselhos e encaminhamento das participantes a profissionais de acordo com cada caso específico. O link para acessar o encontro e todas as informações para participação são encontradas no Instagram do projeto @proj.todasporuma/.
 
A professora Marília Couto fala da importância da prática do projeto para os alunos do curso de Direito da Una Sete Lagoas. “O curso de Direito da Una, além de trabalhar com os acadêmicos conteúdos teóricos próprios do direito, também se preocupa em oferecer uma formação humanista, para elevar o olhar para os problemas sociais e dessa forma fazer com que cumpram a sua função social e entregue à comunidade informações, conhecimentos e práticas úteis”, diz.

O projeto “Todas por uma” é uma iniciativa de proteção contra a crescente violência às mulheres durante a pandemia e a intenção do grupo é expandir os meios de comunicação para alcançar cada vez mais grupos de mulheres que sofrem algum tipo de agressão. As divulgações além das mídias sociais também acontecem nas emissoras de rádio da cidade. 
 
Sobre a Una
Com 60 anos de tradição em ensino superior, o Centro Universitário Una, que integra o Ecossistema Ânima, oferece mais de 60 opções de cursos de graduação. Está entre os melhores centros universitários do país, pelo MEC, e é destaque na edição 2019 do Guia da Faculdade, iniciativa da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo. Pelo ranking, a maioria dos seus cursos foi classificada positivamente com 4 e 5 estrelas. A instituição preza pela qualidade acadêmica e oferece projetos de extensão universitária que reforçam seus pilares de inclusão, acessibilidade e empregabilidade.

Veja Mais