Lagoas do Leite traz de volta a Sete Lagoas a exposição de gado leiteiro no Parque JK

O Parque JK volta a ser palco de um grande evento agropecuário e de entretenimento e Sete Lagoas volta a ser destaque estadual e nacional entre produtores de gado leiteiro com a realização do 3o Lagoas do Leite, de 10 a 13 de agosto

04/08/23 - 06:00

Os empresários e criadores, Luciano (esq.) e Rodrigo Nogueira, são os principais incentivadores e responsáveis pelo retorno dos eventos de gado leiteiro ao Parque de Exposições JK
Os empresários e criadores, Luciano (esq.) e Rodrigo Nogueira, são os principais incentivadores e responsáveis pelo retorno dos eventos de gado leiteiro ao Parque de Exposições JK

por Leo Campolina e Matheus Ferreira

De 10 a 13 de agosto os principais produtores de gado Gir e Girolando leiteiro de Minas Gerais e até do Brasil estarão em Sete Lagoas, junto com os maiores criadores locais para a 3a edição do Lagoas do Leite, que promete colocar de novo o Parque de Exposições JK e a cidade no circuito dos grande eventos de gado leiteiro.

A comissão organizadora do evento é formada pelos empresários e criadores Rodrigo Nogueira, Luciano Nogueira e Jadir Rabelo, do Sindicato Rural de Sete Lagoas.
Para receber o Lagoas do Leite, a comissão liderou um projeto de reforma na parte elétrica, hidráulica e pintura dos galpões do Parque JK, através do apoio de diversos empresários da cidade e região, que "adotaram" os galpões.

"Essa união em torno da conservação e melhoria do Parque de Exposições é muito importante para toda cidade, não só para os criadores. É o principal espaço de Sete Lagoas e aos poucos vamos prepará-lo para que fique ainda melhor e mais atrativo para receber eventos agropecuários e de entretenimento, de pequeno e grande porte", explica Rodrigo Nogueira.

O último evento de gado leiteiro realizado no Parque JK foi a segunda edição do Lagoas do Leite, em 2016. Depois, as edições da Exposete que foram realizadas tiveram como atração apenas shows e outros entretenimentos.

O Lagoas do Leite reúne exposição e julgamento de gado Girolando e Gir Leiteiro, palestras, feira de negócios agropecuários, shows e praça de alimentação. Os julgamentos das raças Gir Leiteiro e Girolando pontuaram para o ranking nacional dos criadores de raça . Também haverá prova de Ranch Sorting com cavalos da raça Quarto de Milha.

"Importante destacar que estarão presentes animais premiados, de grande valor para a genética bovina. Teremos certamente uma das maiores exposições de gado leiteiro do Interior de Minas, tanto em quantidade quanto em qualidade dos animais", completa Luciano Nogueira.

O melhoramento genético bovino é um processo contínuo de seleção e de reprodução dos animais com as características desejadas para um determinado objetivo, neste caso a produção de leite, a fim de melhorar a qualidade da próxima geração e tornar a produção mais eficiente e lucrativa.

Para receber expositores, convidados e o público em geral, está sendo montada uma grande estrutura de mais de 1.200m2 de área coberta, com estrutura de alimentação e bebidas, onde serão realizados leilões, palestras e os happy hours com shows de Túlio e Willian, Victor e Fabiano, Allan Ferraz, João Mariz e Sertanejo Classe A.

Os organizadores esperam receber em média 2 mil pessoas por dia. A entrada e o estacionamento são gratuitos. O acesso será exclusivamente pela entrada na Avenida Perimetral, ao lado do Mart Minas.

A montagem do evento começou na terça-feira, dia 1º de agosto. Conhecimento e prestígio
Durante o evento, serão apresentadas palestras sobre o melhoramento genético zebuíno pela ABCZ.O SENAR irá oferecer palestras sobre a aposentadoria rural e segurança no campo. A apresentação sobre crédito rural será feita pelo SICOOB. Também serão ofertadas oficinas do SENAR, feira de produtores da agricultura familiar e do artesanato. Confira a programação completa ao lado.

Diversas autoridades do setor agropecuário estarão presentes na abertura, como o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando (GIROLANDO), o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), os Diretores-presidentes de suas Vinculadas, EMATER, IMA e EPAMIG, o Diretor Geral da EMBRAPA Milho e Sorgo e o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Também estarão presentes o prefeito de Sete Lagoas, vereadores e outras autoridades da região. 

Programação

Quinta-feira, 10/08
10h - Abertura oficial    
13h - Palestra "Melhoramento Genético do Zebuino Leiteiro", com Rafaela Vizoná, Mestre em Melhoramento Genético e Coordenador do PMGZ Leite
13h30 - Palestra "Oportunidades Financeiras", com Mayra Dumbá de Castro Monteiro, Engenheira Agrônoma e responsável pelo fomento do crédito rural do Sicoob Credisete
14h - Palestra "Segurança no Campo" - pelo SENAR
15h - Premiação Torneio Leiteiro Raça GIR
16h - Julgamento Macho CCG 3/4, Macho Girolando PS "5/8" e Macho Gir Leiteiro    
18h - Happy Hour com show dá dupla Túlio e Willian

Sexta-feira, 11/08
8h - Palestra "Aposentadoria Rural", SENAR
09h - Julgamento Fêmeas CCG 3/4 e Girolando e Fêmeas Gir Leiteiro
11h - Entrega de homenagens
13h - Julgamento Fêmeas jovens CCG 1/2 sangue e CCG 1/4 e Fêmeas Jovens Gir Leiteiro    18h    Happy Hour com show da dupla
 Vítor e Fabiano
19h - Leilão Lagoas do Leite no restaurante Raça Brava, com transmissão ao vivo

Sábado 12/08    
08 às 20h - Prova de Ranch Sorting, Cavalo Quarto de Milha
10h - Julgamento fêmeas CCG 1/4, fêmeas CCG 1/2 sangue, Gir Leiteiro, progênies e vacas adultas e Final do julgamento fêmeas Gir Leiteiro, grandes campeonatos
18h - Happy Hour com show do cantor João Mariz

Domingo 13/08        
06 às 16h - Retirada dos animais    
11h - Música ao vivo com Sertanejo Classe A e almoço dos pais

 

 

imagem
A exposição reúne o melhor do gados Gir de Sete Lagoas, de Minas Gerais e até do Brasil

Veja Mais