“Footing” recria prática de paquera dos anos 60 e 70 em Matozinhos

Compondo a programação de comemoração do aniversário da cidade, grupos de dança e artistas locais recriaram a forma peculiar do passado de formar novos casais

23/12/23 - 11:00

A Praça Bom Jesus, localizada no centro de Matozinhos, foi palco de uma viagem no tempo, levando os moradores e visitantes de volta às décadas de 60 e 70. O evento aconteceu na noite deste domingo (13). O “Footing – Dança/Performance” recriou a antiga forma de paquera que marcou a vida dos casais da cidade. A atração faz parte das comemorações do bicentenário da cidade e da programação do Festival Nacional de Arte de Rua (FENAR). A iniciativa deu tão certo que poderá se repetir nos próximos meses.

O evento contou com a participação de renomados grupos de dança e artistas locais, que deram vida a essência do “footing”. Entre os participantes estavam o Ballet Jéssica Oliveira, a Jardim Cia de Dança, a Ester Clemente Escola de Dança e Jânio Tanaka do Quintal das Marias.

O “footing” foi uma prática bastante popular nas décadas passadas, onde os flertes e os primeiros encontros aconteciam de forma peculiar e encantadora. Homens e mulheres caminhavam separadamente pelas praças da cidade, trocando olhares e sorrisos discretos, em busca da oportunidade perfeita para iniciar uma conversa. Essa tradição, que dava nome aos locais onde ocorria, promovia encontros casuais, despertava risos, sem-vergonhices e, muitas vezes, o começo de romances duradouros.

Fonte: Por Dentro de Tudo 

Veja Mais