Conheça a história de Vickye, a Embaixadora Mirim da Educação Financeira no Brasil

18/05/22 - 15:35

Vickye estuda Educação Financeira e Empreendedorismo desde os 3 anos de idade. Foto: divulgação
Vickye estuda Educação Financeira e Empreendedorismo desde os 3 anos de idade. Foto: divulgação

Por Roberta Lanza


Vickye é uma jovem empreendedora, youtuber, influenciadora digital, palestrante, atriz e cantora, com uma visão de quem sabe a importância da realização dos sonhos e o que fazer para alcançá-los. Como youtuber e influenciadora digital, ela começou cedo, aos sete anos, e sempre teve um olhar para o futuro, por isso, atuou para disseminar a educação financeira de forma didática e lúdica, por meio de música, redes socais e palestras. 


Já engajada com esse universo, ela lançou 3 CDS e um DVD com músicas temáticas, além de ter sido apresentadora do quadro Educação Financeira com Vickye, na TV BH News. 
Como palestrante, Vickye traz em sua apresentação a potência e a força daqueles que têm propósito e querem deixar sua marca no mundo. Atualmente, ela se apresenta em diversos shows, eventos, congressos, seminários e apresentações diversas, e é considerada a Embaixadora Mirim da Educação Financeira no Brasil. 

 

Qual seu nome completo, idade e família? 
Victória Reis Vila Nova (Vickye) - 16 anos. Pais: Victor Hugo Silva Vila Nova e Luscimeia Maria dos Reis

imagem

Em quais escolas estudou na cidade?
CPC, Laís Farnetti, Coleguium, Anglo, Colégio Batista Mineiro 

 

Qual a sua profissão, que motivou a escolhe-la e qual sua trajetória profissional?

Desde os 3 anos de idade que eu estudo educação financeira e empreendedorismo. E esse interesse surgiu a partir de uma dor que eu vivia dentro de casa: os meus pais eram completamente descontrolados financeiramente. 
Aos 7 anos, após estudar diversos conceitos da educação financeira e descobrir o poder de correr atrás de monetizar e economizar o meu próprio dinheiro para a realização de sonhos, realizei o meu grande sonho de me tornar cantora profissional com o produtor musical do SBT, Arnaldo Saccomani, que foi quem gravou o meu 1⁰ CD, me lançando no mercado.
Aos 9 anos, gravei o meu primeiro CD autoral no Brasil de educação financeira, que circulou em mais de mil escolas com a editora DSOP, me tornando, assim, Embaixadora Mirim da Educação Financeira no Brasil, nomeada pelo PhD em Educação Financeira, Reinaldo Domingos.
Nos anos seguintes tive o apoio do Sicoob na realização de palestras na Semana Nacional de Educação Financeira de várias associações comerciais de Minas Gerais (Projeto Escola). Desenvolvi também um projeto intitulado “Educação Financeira para Todos”, com a Federaminas (Federação Estadual de Associações comerciais de Minas Gerais). Por fim, fui convidada para compor um quadro no Programa "Tarde Mais", da TV BH News, nomeado "Educação Financeira com a Vickye", onde eu dava dicas diárias para famílias de toda a Minas Gerais. 
Desde então, sigo a carreira de educadora financeira para jovens e crianças, promovendo palestras, workshops, teatros, pocket show em empresas, escolas, prefeituras e associações comerciais.

 

Qual lugar você mais gosta na cidade?
Sem sombra de dúvidas, a Serra Santa Helena! Uma das maiores riquezas e dádivas que Deus e a mãe natureza proporcionou em nossa vida, como sete-lagoanos, Não é à toa que o meu 1⁰ clipe foi gravado lá, para enaltecer as maravilhas da minha terrinha! Sou apaixonada pelo ambiente e eventos culturais que são promovidos na Serra, que fazem com que nos conectemos com a nossa melhor essência. 
Diversos estudos apontam que sociedades onde os indivíduos possuem maior contato com a natureza possuem menores índices de estresse, depressão e ansiedade. A vida mais alinhada aos objetivos sustentáveis também representa um maior ganho de qualidade de vida, bem como maior senso de comunidade. E em homenagem a isso, tenho uma música autoral no meu CD, nomeada Sustentabilidade. Faça o download gratuito das músicas educativas em: 
https://vickyeoficial.com.br/downloads/.

 

O que você acha que Sete Lagoas mais precisa e por quê?
Creio que Sete Lagoas precisa de um maior incentivo à cultura, ao empreendedorismo, a educação financeira e às organizações sem fins lucrativos. Sete Lagoas tem um potencial de crescimento absurdo e percebemos isto ano após ano, com as tendências que surgem e a maneira como a população adere rapidamente a elas. 

imagem

Quais projetos você tem a curto, médio e longo prazo? 

Lançamos recentemente, com um piloto na região de Governador Valadares, O Projeto Trilha Jovens Heróis, que será uma oportunidade para que alunos do ensino médio de escolas públicas mineiras desenvolvam conceitos de Educação Financeira e Empreendedorismo, buscando se "adultizar" na maneira de relacionar com o consumo numa prática consciente, sustentável e colaborativa. 
Em Sete Lagoas e região, nota- se uma demanda crescente de meninas que se interessam pelo tema e que se arriscam em seus ''pequenos negócios''. É uma questão cultural que elas vêm rompendo e buscando, cada vez mais, seu espaço na sociedade, enquanto mulheres e enquanto ''pequenas empresárias'', sem barreiras tecnológicas. Assim, aquelas meninas que fazem docinhos, bolos, pulseiras e outros, para vender para as colegas, parentes e vizinhos, irão se descobrir empreendedoras.
Com isso surgiu o projeto "Heleninhas", elaborada pelo Núcleo da Mulher Empreendedora
de Sete Lagoas HELENAS, que tem por objetivo oportunizar 120 meninas de Sete Lagoas e região com idades entre 12 e 20 anos para o empreendedorismo pessoal, social e de negócios, através de ações que as mobilizem para um pensamento crítico, inovador e que traga soluções para diversas demandas da comunidade, por um período de 12 meses.

Veja Mais