Duas prisões e ações de conscientização no Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes 

19/05/22 - 09:11

Polícia Civil prendeu duas pessoas por suspeita de abuso ou exploração sexual
Polícia Civil prendeu duas pessoas por suspeita de abuso ou exploração sexual

O dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil e que já alcançou muitos municípios do país. Em Sete Lagoas, a data foi marcada por diversas ações de conscientização e também a atuação da Polícia Militar, quando duas pessoas foram presas. 

Ontem (18/05) o 19º Departamento de Polícia Civil de Sete Lagoas realizou operações de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. Foram realizadas fiscalizações em diversos locais suspeitos de aliciarem menores para prostituição e apuradas denúncias de abusos. 

Duas pessoas foram presas e outras 22 foram abordadas. Mais de 20 policiais participaram das operações. As ações aconteceram em todas as cidades de abrangência do 19DEPPC.

CONSCIENTIZAÇÃO
A Prefeitura de Sete Lagoas - por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Smasdh) - além de realizar diversas ações de conscientização como campanhas de escutas especializadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), promoveu uma caminhada na região central da cidade. 

imagem

"O abuso ocorre em muitos lares brasileiros. O dia 18 foi criado para a gente poder ensinar nossas crianças e adolescentes a se protegerem, buscarem pessoas de confiança quando algo de errado acontecer. Não tem classe, não tem idade para o abuso sexual acontecer. A solução são as campanhas e esse 18 de maio, é a maior campanha nacional para reduzir e combater os casos que foram crescendo nos últimos anos", destaca Luciana Oliveira, coordenadora do CRAS IV.

Durante a caminhada, foram distribuídos informativos mostrando os principais canais de denúncia para que as pessoas não se calem e denunciem e, ainda, um carro de som acompanhou o grupo alertando as pessoas nas ruas e comércios do Centro. "A Secretaria de Assistência Social, com a campanha Maio Laranja, realiza esta ação numa data muito séria. Infelizmente o abusador é uma pessoa conhecida na maioria dos casos, então visamos orientar a criança e o adolescente para que eles não se calem e percam o medo de denunciar, além de pessoas próximas que saibam de exploração sexual ou abuso, que denunciem, porque a denúncia é muito importante", ressalta Mariana Marques, supervisora de Comunicação da pasta.

A secretária Luciene Chaves também participou efetivamente do evento e fez um pedido para que quem souber de algum abuso ou exploração contra uma criança ou adolescente, que não se cale. "É importante ressaltar que o mês de maio é apenas um reforço do alerta de que o abuso e a exploração sexual infelizmente são uma realidade que devemos combater e orientar para que reduza os casos que aumentaram com a pandemia. O Maio Laranja reforça a importância de se denunciar, não se cale", concluiu.

imagem

O evento contou com o apoio das seguintes entidades e autoridades: Escola Municipal Nádia Lúcia Ferreira Alves; Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura, SAAE Sete Lagoas, Projeto Mãos Que Ajudam; Coral Dom Silvério; Guarda Civil Municipal; vereadores Janderson Avelar, Eraldo da Saúde e Rodrigo Braga; Comunicação da Prefeitura; AdviSete; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); APAE-SL e Padre Décio.

Veja Mais