Sete Lagoas passa a contar com três Conselhos Comunitários de Segurança

17/05/22 - 14:38

Antônio Amorim (pres. 27o. Cia Consep), vereadora Heloíosa Frois,  Rosimeire de Fátima Calixto França (pres. 62o. Cia.) e  Edmar Sebastião Ribeiro (pres. 46o. Cia Consep)
Antônio Amorim (pres. 27o. Cia Consep), vereadora Heloíosa Frois, Rosimeire de Fátima Calixto França (pres. 62o. Cia.) e Edmar Sebastião Ribeiro (pres. 46o. Cia Consep)

Por iniciativa da vereadora Heloísa Frois junto ao 25º Batalhão da PMMG em Sete Lagoas, desde janeiro de 2021 se discute a implantação dos chamados Conselhos Comunitários de Segurança (Consep’s) na cidade. Os Conselhos são entidades, constituídas em personalidade jurídica, sem fins lucrativos, dos quais seus membros são voluntários e visam trabalhar de forma preventiva na busca por mais segurança do seu bairro ou região.

Os CONSEP’s darão apoio às forças policiais, com foco em discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções dos problemas que refletem na segurança e na qualidade de vida local. Ainda: têm como objetivo a aproximação entre a população e as autoridades policiais do bairro ou município, sendo uma revolucionária ferramenta de participação popular na segurança pública.

Esse foi o tema da audiência pública na Câmara Municipal de Sete Lagoas, realizada no dia 11 de maior. Na oportunidade a população, membros dos Conselhos, vereadores e policiais puderem se informar sobre sua constituição, bairros que cada região comportará, bem como a apresentação dos presidentes dos três primeiros Conselhos constituídos. 

A vereadora Heloísa Fróis ressaltou que “os Conselhos Comunitários já são sucesso em diversas cidades, reduzindo consubstancialmente a criminalidade onde se tem a atuação frequente dos participantes, e são casos de sucesso que tento trazer para nosso município”, afirmou. Para fazer parte, o morador ou comerciante pode entrar em contato com o gabinete da vereadora para saber qual CONSEP atende sua região. Contato: (031) 99932-3300.

imagem

Veja Mais