Deputado Douglas Melo anuncia resultado de estudos da Unimontes sobre tremores

Deputado e vereador Júnior Souza foram ao Governo do Estado buscar respostas

03/06/22 - 15:22

Junior Sousa, Cel. Novais e Deputado Douglas Melo
Junior Sousa, Cel. Novais e Deputado Douglas Melo

Na manhã desta sexta-feira (3), a Universidade Estadual de Montes Claros - NES/Unimontes, liberou resultados preliminares da pesquisa feita para encontrar respostas relacionadas aos tremores que vem assustando a população de Sete Lagoas no último mês.

Segundo a pesquisa, o motivo dos tremores se dá por Sete Lagoas estar localizada numa região cársica, o que significa que o relevo da região é caracterizado pela dissolução química das rochas, podendo acarretar no surgimento de cavernas, rios subterrâneos, e, como no caso atual, deslocamento de rochas. Foi divulgado também que os tremores registrados até agora não são graves, mas que para saber se a situação pode se tornar algo com maior gravidade, pesquisas mais aprofundadas precisarão ser feitas. 

A universidade sugeriu também que, mesmo que esses deslocamentos tenham origem inteiramente por causas naturais, seja criada uma rede sísmica para que possamos entender o que realmente está acontecendo debaixo da terra, como a profundidade dos ocorridos, o tamanho das rochas que estão se deslocando, o que pode ser feito diante da situação e que conclusões mais apuradas possam ser tiradas dos próximos estudos.

Veja Mais