Sem Reserva - PIRAPAMA / BR´s

17/11/23 - 12:00

Prefeito de Pirapama, Sargento Dalton Soares
Prefeito de Pirapama, Sargento Dalton Soares

Reeleito em Santana de Pirapama com 57,77% dos votos válidos em 2020, o prefeito Sargento Dalton Soares deverá sair da prefeitura com índices recordes de aprovação ao final do seu mandato ano que vem. Na primeira gestão, Sargento Dalton organizou as finanças do município, cuidou do saneamento básico e da infraestrutura, principalmente com a construção e reforma de pontes - muito utilizadas por toda a comunidade. Agora, ele trabalha junto ao governo do Estado pela pavimentação de duas estradas que ligam Pirapama a Presidente Juscelino (52 km) e a Cordisburgo (40 km). O contato é permanente com o governo através da Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e também com o vice-governador Matheus Simões.

PIRAPAMA / CURVELO / DIAMANTINA
Caso as reivindicações do Sargento Dalton sejam atendidas pelo governo do estado, Santana de Pirapama será ligada - com asfalto - a duas das mais importantes BR´s de Minas Gerais e do Brasil. A 040, que liga Santana de Pirapama a Cordisburgo, e a 269, que liga Pirapama a Curvelo e Diamantina, ambas fundamentais para o tráfego na região central de Minas rumo ao Norte e Nordeste do Brasil.

PÚBLICO X PRIVADO I
Nesta semana, um usuário do sistema de saúde de Sete Lagoas, não identificado, gravou um vídeo onde o Secretário Municipal de Saúde da cidade, Dr. Marcelo Fernandes, aparece fazendo transporte de paciente utilizando ambulância particular. O fato ocorreu no Hospital Municipal. Para o usuário, há conflito de interesses pelo fato do médico ser o gestor da saúde pública de Sete Lagoas. Nas imagens, o secretário alerta o homem que gravava para “tomar cuidado”.

PÚBLICO X PRIVADO II
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou Nota de Esclarecimento sobre o fato. “Ocorre que na ocasião o Secretário encontrava-se nas dependências do Hospital Municipal Monsenhor Flávio D’Amato, com trajes médicos, realizando transporte médico privado de paciente para Hospital particular – cujos custos eram provenientes da família do paciente. Neste sentido, importante salientar que, conforme PARECER CRM-MG Nº 185/2017 – PROCESSO-CONSULTA Nº 6.060/2017, a atividade médica pública e privada podem sim coexistir, desde que não haja comprometimento quanto aos horários entre elas. Portanto, a correlação fica clara: O Dr. Marcelo Fernandes – médico, pode exercer atividade médica privada fora do seu tempo dedicado à atuação da sua função pública como Secretário de Saúde”, traz o documento.

VAI PROCESSAR
Na mesma nota, a Secretaria de Saúde informa que medidas judiciais estão sendo tomadas contra o autor da filmagem. “O cinegrafista fere claramente o Direito de Imagem, constitucionalmente protegido, por não haver autorização concedida para a gravação, já que o Dr. Marcelo Fernandes não estava no exercício da sua função pública. A Secretaria de Saúde de Sete Lagoas lamenta profundamente o ocorrido e as tentativas de desabonar o trabalho ético e respeitoso desde sempre prestado por parte do Secretário ao Município”, consta na nota.

ONDA DE CALOR
O vereador Júnior Sousa fez pedido de providência solicitando que seja alterado o horário de trabalho dos servidores municipais que estão expostos ao sol prestando serviços à população sete-lagoana. Seria o caso dos varredores e de quem cuida das praças da cidade, que estão tendo que trabalhar sob temperaturas altíssimas devido à onda de calor que vem afetando Sete Lagoas e toda região.

HORÁRIO NOTURNO
Para Júnior Sousa, o ideal é que a Prefeitura de Sete Lagoas faça consulta diária junto ao Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e, sempre que a temperatura for igual ou superior a 36°, o horário de trabalho seja alterado para a noite. “Que seja realizado alteração do horário de trabalho dos servidores que exercem sua atividade diretamente exposto ao sol. Esse pedido é visando o bem-estar coletivo e saúde do servidor! Uma vez que já temos casos de funcionários públicos que estão passando mal com a alta temperatura dos últimos dias”, justificou. O pedido foi protocolado na Prefeitura e aguarda resposta.