Sete Lagoas segue em luto por morte de Antônio Pontes

Conheça a trajetória profissional de Antônio Pontes da Fonseca, 82 anos, vítima fatal de sequelas da Covid-19. Homenagens marcam passagem do empresário, que terá celebração de Missa de Sétimo Dia em três locais diferentes.

08/10/21 - 11:53

Fotos: Arquivo SETE DIAS, Alan Junio e T.A Foto e Filme
Fotos: Arquivo SETE DIAS, Alan Junio e T.A Foto e Filme

Celso Martinelli

Sete Lagoas está de luto pela morte de um dos seus principais empreendedores. Antônio Pontes de Fonseca, 82 anos, vítima fatal de sequelas da Covid-19, teve seu óbito confirmado na segunda-feira (4) no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, quando foi diagnosticada uma infecção generalizada. Mas as homenagens ainda seguem, bem como a comoção causada pela inesperada morte, visto que Pontes já estava totalmente imunizado.  

Com o comparecimento de milhares de pessoas no velório, realizado no ginásio do Centro Universitário Unifemm (onde foi presidente do Conselho Curador de 2012 até 2021), familiares decidiram agendar a Missa de Sétimo Dia em três locais diferentes. Será no dia 10 de outubro: na Catedral de Santo Antônio, às 10h e 19h, com transmissão on-line às 10h no YouTube e Facebook da Diocese de Sete Lagoas; Igreja de Santa Luzia, às 7h, 10h30 e 19h30, com missa online às 18h30 no Youtube; e no Santuário de Adoração São Pedro Julião Eymard, às 7h30, 11h e 18h, com transmissão pelo Youtube (Santuário de Sete Lagoas) em todos os horários. 

imagem

O prefeito Duílio de Castro decretou luto no dia 4 de outubro. “Antônio Pontes tinha uma responsabilidade com nossa cidade: gerou emprego, renda e promoveu o bem-estar social. Na verdade, seu legado vai muito além: ele participou dos conselhos da Unifemm, de Desenvolvimento, da Escola Técnica, da ACI e de tantos outros. Sempre foi presença ativa na política, na administração pública e, principalmente, na área de empreendimentos. Agradecemos à família por compreender que sua participação em tudo isso seria tão importante para Sete Lagoas. Que Deus dê muita força e muita luz aos familiares neste momento tão difícil.  Em nome do povo de Sete Lagoas, o nosso eterno agradecimento”, declarou o prefeito ao SETE DIAS.

Um dos funcionários mais antigos da Calsete, Joventino Moreira de Souza, há 44 anos na empresa, resumiu o que o empresário significa pra ele. “Senhor Antônio Pontes foi um pai para mim e a Calsete uma família. Passei por diversos setores e considero aqui como minha casa. Foi meu primeiro emprego, onde através dele adquiri casa própria e, com o meu salário, consegui criar meus três filhos. Aposentei, fui chamado novamente e, enquanto tiver saúde, continuarei trabalhando, mas só qui – em nenhum outro lugar mais”, afirmou.

LEGADO DE EMPREENDEDORISMO - EMPRESAS DO  GRUPO CALSETE
• Calsete Indústria de Calcinação Ltda.
• Calsete Empreendimentos Ltda.
• Cifercal Ltda.
• Calsete Siderurgia Ltda.
• Agro-Florestal Calsete Ltda.
• Calsete Rural e Energética Ltda.
• Posto Diamantinense Ltda.
• Minerasete Ltda.
• Calcinação Itacolomi Ltda.
• Della Volpe Conexão Rodoferroviária
• Posto Castelo (Construído e inaugurado pela Calsete)


Por trás do histórico de trabalho, muitas ações voltadas para o social

O empresário Antônio Pontes tem um histórico de vida dedicado a Sete Lagoas, desde que deixou o emprego de contador do extinto Banco Agrícola para apostar nas oportunidades de empreendedor com a criação da Calsete, que em março de 2020 completou 50 anos. Mas por trás do multi empreendedor existiu um ser humano com coração gigante e uma extensa folha de prestação de serviços voluntários para a cidade e suas instituições.

Dentre elas, o Hospital Nossa Senhora das Graças, uma das “meninas dos olhos” do empresário. A última ação foi a doação de um lote no Residencial Veredas, que foi sorteado através da venda de rifas, com todo o recurso arrecadado destinado para aquela importante unidade de saúde. As ações não param só na saúde. O esporte, a cultura, importantes empresas e instituições de caridade também foram abraçadas por Pontes.

Para o empresário, todo e qualquer trabalho deve ser feito com paixão. “Circunstancialmente, o ser humano pode estar em situação ou posição diferente, mas somos todos iguais. Como fui desempregado um dia, sei a grande alegria que é a criação de empregos. Se você quer ajudar alguém, consiga um emprego para essa pessoa”, afirmou em sua última entrevista ao SETE DIAS, no ano passado, durante as comemorações do aniversário da Calsete. 

Segundo ele, os desafios que teve na vida empreendedora foram muitos. “Nos momentos de dificuldade lembro das palavras de minha mãe: ‘Meus filhos, diante às dificuldades da vida, busque sua força interior e vá de encontro ao problema e resolva’. Com essa filosofia, acredito que até mesmo dentro de uma situação negativa há algo de positivo para se tirar como lição. Sou otimista por natureza e, com superação e a graça de Deus, chegamos onde estamos hoje. O que não deixo de fazer diariamente são minhas orações, sempre agradecendo”, lembrou o já saudoso empresário.

“Sabemos quanto o emprego é importante para o cidadão”

Entre áreas rural e urbana, além da prestação de serviços através do shopping, são 3.700 empregos diretos criados a partir do Grupo Calsete do empresário Antônio Pontes. 

“A cada emprego gerado no segmento da indústria do gusa são gerados outros quatro postos de trabalho no meio rural. Isso porque para se produzir o gusa é necessário carvão vegetal; o carvão vem de florestas plantadas e demora cerca de oito anos o cultivo. É uma cadeia enorme de desenvolvimento com geração de emprego e renda”, declarou ao SETE DIAS, em março de 2020.

Para Antônio Pontes, dois segmentos são os alicerces da economia: o produtivo – seja industrial ou rural - e o agropecuário. “Ambos dão sustentação a uma cadeia produtiva de geração de emprego e renda de forma virtuosa. Não existe comércio se não tiver a indústria ou o meio rural. É fundamental que o sistema financeiro apoie todo segmento que gere emprego com incentivo fiscal ou através de linhas de financiamento especiais, como a que conseguimos em 1979 e foi importante para que tivéssemos chegado até esse marco hoje”, avaliou o sempre entusiástico Pontes.

Veja Mais