Temperatura despenca e Sete Lagoas deve chegar aos 10°C nesta sexta-feira

Raro 'alinhamento' de 5 planetas e da Lua aconteceu na noite de hoje. Fenômeno, também chamado de 'dança dos planetas', só acontecerá outra vez em 2040.

24/06/22 - 11:49

 Imagem: National Geographic
Imagem: National Geographic

Por Roberta Lanza

Prepare o cobertor de orelha nesta sexta-feira (24) à noite, Dia de São João. De acordo com o Climatempo, a temperatura mínima em Sete Lagoas pode deve chegar aos 10°C e a máxima aos 28°C, com sol o dia todo sem nuvens no céu e noite de tempo aberto ainda sem nuvens. Os ventos devem atingir 17km/h e a umidade relativa do ar oscilará entre 21 e 72 %, sem a possibilidade de chuva. 


Já no sábado (25) e domingo (26) a previsão é de temperaturas entre 13° e 29°, e o tempo deve ficar nublado no último dia do fim de semana. 


De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (24), a presença de uma extensa massa de ar seco inibe a formação de nuvens em grande parte do estado de Minas Gerais. Baixa umidade relativa do ar no período da tarde, especialmente, no Oeste, Sul, Norte e Noroeste do estado. Ao longo do final de semana, o tempo seguirá estável e o Sol deve predominar sobre as regiões mineiras, contudo, a partir do domingo à noite a nebulosidade deve aumentar no Sul do estado em virtude da passagem de uma frente fria pelo oceano Atlântico na altura do litoral entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

imagem

imagem

ALINHAMENTO PLANETÁRIO:
Desde o começo do mês, cinco planetas do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estão visíveis no céu ao mesmo tempo, e na madrugada desta sexta-feira, observadores do mundo inteiro tiveram a melhor oportunidade para ver o raro 'alinhamento' quíntuplo.
De acordo com o AccuWeather, os planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu. E nesta sexta, a lua crescente também esteve alinhada aos astros, brilhando entre Vênus e Marte.
O alinhamento dos cinco planetas e a Lua pode ser visto 30 minutos antes do nascer do sol. Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, a Lua se juntará a essa "dança dos planetas" no próximo dia. Mercúrio, que era o planeta mais difícil de ser observado até então, também pode ser visto, até que os raios solares dificultaram o flagra.
Este fenômeno raro não ocorre desde dezembro de 2004 e, este ano, a distância entre Mercúrio e Saturno foi menor, segundo a revista Sky & Telescope.Não foi preciso nenhum equipamento especial para assistir ao espetáculo, bastou ter uma visão limpa e desobstruída do horizonte.
Segundo os astrônomos, um outro evento do tipo só ocorrerá em 2040.
Com portal G1

 

 

Veja Mais