A ORTODONTIA ESTÉTICA DOS ALINHADORES INVISÍVEIS

24/06/22 - 11:53

Nos dias de hoje, procedimentos estéticos estão sendo cada vez mais procurados pelas pessoas para melhorar a beleza e auto estima, e o tratamento ortodôntico é um importante recurso para este fim, pois a correção de problemas de maloclusão e alinhamento dentário podem interferir bastante no perfil e na aparência do indivíduo, e consequentemente contribuir no fator psicológico.

Nos últimos anos, observa se pacientes que muitas vezes não gostam nem querem utilizar um aparelho ortodôntico metálico ou mesmo estético (braquetes de porcelana ou safira), pois acaba contrariando a ideia de algo estético. Os alinhadores chegaram com uma proposta inovadora, em que são utilizadas placas removíveis de material plástico transparente para fazer o alinhamento e correção de maloclusões dentárias.

Uma das maiores inovações que o sistema de alinhadores modernos possui é a tecnologia utilizada por meio de um software, que através da criação digital em 3D do modelo intrabucal do paciente, permite que o profissional consiga visualizar juntamente com o paciente, todas as etapas do tratamento ortodôntico e o possível resultado final do tratamento, portando, o software se torna o meio em que os ortodontistas conseguem alterar e adequar o plano de tratamento previamente elaborado, de acordo com as suas necessidades, conhecimento diagnóstico e técnico, para então ser aceito e encaminhado para confecção dos alinhadores.

Os alinhadores oferecem uma ótima estética em relação aos outros aparelhos, pois são fabricados em material transparente, sendo relativamente invisíveis quando em uso e, diferentemente dos aparelhos fixos convencionais, não possuem bráquetes, fios ou bandas, o que permite serem muito mais confortáveis no seu uso. A interferência na fala é pouco ou raramente reportada, o que geralmente é normalizada em poucos dias após o início do tratamento, quando ocorre. O conforto também está relacionado com a possibilidade de remoção durante as refeições, possibilitando realizar uma higienização satisfatória, tanto dos alinhadores quanto dos dentes e do meio bucal. Além disso, pode-se realizar o clareamento dentário normalmente, pois por ser removível, o alinhador facilita esse procedimento. O tratamento é eficaz desde que, de forma imprescindível, haja a cooperação e o comprometimento do paciente, que deve seguir todas as orientações do ortodontista, principalmente no tempo de uso de cada etapa de alinhadores.

Os avanços no sistema de alinhadores aumentam cada vez mais o potencial de sucesso dessa técnica, pois oferecem outras vantagens como maior previsibilidade, redução do tempo de tratamento, além da facilidade para higienização e mais conforto que o método convencional, tornando-se cada vez mais populares entre os pacientes que exigem e prezam pela boa estética no tratamento ortodôntico.
Os alinhadores chegaram como uma excelente proposta para o arsenal dos ortodontistas modernos devido às características, facilidades e tecnologia desse sistema. As constantes evoluções e aperfeiçoamentos da técnica permitem que se obtenham cada vez mais resultados positivos no tratamento.
 

imagem

Veja Mais