Saúde Bucal

Atresia de maxila

03/12/21 - 08:57

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Roque

A maxila é composta por um conjunto de ossos da face que dão suporte os dentes superiores, formam uma parte do palato (céu da boca), da cavidade nasal e da órbita ocular. Em crianças e adolescentes a maxila é formada por dois ossos distintos separados por uma sutura. Em adultos essa sutura desaparece e esses ossos se fundem formando apenas um.

A definição de atresia é estreitamento de uma parte do corpo, então atresia de maxila é um estreitamento da maxila. Esse estreitamento acarreta em uma falta de espaço para os dentes superiores e um estreitamento também das vias aéreas superiores.

As causas da atresia maxilar são principalmente a respiração bucal, tipo facial, problemas posturais, perda precoce de dentes decíduos (dentes de leite), hábitos de sucção de dedo, hábitos de sucção de chupeta, interposição de língua e também más formações do crânio e da face.

A atresia de maxila se instala na primeira infância e como o espaço para os dentes fica menor é comum que haja um comprometimento na troca dos dentes, faltando espaço para os dentes permanentes. Outro sinal de atresia de maxila é a mordida cruzada. O normal é que os dentes superiores se encaixem por fora dos dentes inferiores, como se fossem uma tampa de uma caixa. A mordida cruzada acontece quando os dentes superiores se encaixam por dentro dos inferiores. A mordida cruzada (círculo na imagem) normalmente vem acompanhada de desvio da linha média dentária (linha tracejada na imagem, onde o meio dos dentes de cima não coincide com o meio dos dentes de baixo) e um desvio do queixo para o lado da mordida cruzada causando uma assimetria facial. O mal engrenamento dos dentes também podem causar bruxismo (ranger dentes). Outros sinais estão ligados à respiração como respiração bucal (respiração de boca aberta), dormir de boca aberta, babar no travesseiro, sonolência durante o dia e falta de concentração da criança.

A melhor época para tratar a atresia de maxila é dos 7 aos 12 anos. Nessa idade a maxila ainda tem uma sutura e é facilmente expandida com aparelhos ortopédicos (para tratar osso) e o resultado mais rápido e previsível. Esses aparelhos ortopédicos podem ser fixos ou removíveis. Uma vez resolvida a atresia de maxila o aparelho é removido e a troca dos dentes pode ocorrer de maneira natural.

Já em adolescentes e adultos a expansão da maxila é menos previsível. O problema ortopédico acarreta em problemas faciais e ortodônticos. Dependendo da idade, da consolidação dos ossos da maxila e da discrepância entre maxila e mandíbula, uma abordagem mais específica pode ser necessária corrigir o problema.

O diagnóstico e o tratamento da atresia de maxila idealmente devem ser feitos ainda na dentição mista (dentes de leite e permanentes) e não se deve esperar a troca de todos os dentes da criança para consultar um ortodontista. Quando diagnosticada em adulto, a atresia de maxila também pode ser tratada completamente ou amenizada com tratamentos mais complexos.

imagem

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais