Saúde Bucal

Dr. Juliano Roque - Sorriso e a autoestima

03/06/21 - 07:40

Por Dr. Juliano Alves Roque

Dr. Juliano Roque

Um sorriso saudável e bonito é essencial para a autoestima. Não há como se sentir bem consigo mesmo sem poder sorrir descontraidamente. 

O sorriso desempenha um papel de destaque em nossa aparência e comunicação não verbal. Através dele expressamos nossos sentimentos e nos mostramos para o mundo. Assim, com tamanho protagonismo, o sorriso tem o poder de impactar a nossa autoestima de forma positiva ou negativa.

A satisfação com o próprio sorriso tem grande impacto na qualidade de vida e no bem-estar. Quem tem um sorriso bonito se sente mais confiante para estabelecer relações afetivas e sociais com amigos, colegas, clientes e até mesmo para enfrentar uma entrevista de emprego ou postar fotos em redes sociais.

Estudos mostram que sorrir e dar gargalhadas fazem bem à saúde física, mental e psicológica. O ato de sorrir estimula o cérebro a liberar serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e felicidade e ainda ajuda a ativar o sistema imunológico.

Pesquisas demonstraram que crianças entre 10 e 14 anos, com dentes tortos, têm baixa autoestima e comprometimento na qualidade de vida. Isso ocorre pois as crianças e adolescentes com dentes tortos ou proeminentes viram motivo de piadas, agressões verbais e às vezes apelidos constrangedores e inconvenientes. 

Pessoas com dentes quebrados, tortos ou escurecidos sentem vergonha de sorrir em público. Isso resulta em receio de sorrir que pode ser confundido com timidez. Em casos mais graves, quando um ou mais dentes foram perdidos por falta de tratamento é comum que as pessoas coloquem a mão na boca ao sorrir, para esconder suas falhas na dentição.

Um belo sorriso é um quesito importante em processos seletivos para cargos de atendimento a clientes, assim como a boa aparência de modo geral. Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, detalhes fazem a diferença em processos seletivos e promoções.

A Odontologia moderna tem técnicas para devolver ou promover um sorriso bonito e saudável de forma natural e individualizada. Para manter um seu sorriso sempre bonito e saudável, você deve seguir algumas dicas:

1. Capriche na higienização. O mais importante para cuidar bem do seu sorriso é fazer uma correta higienização diariamente com escova e fio dental;

2. Alimentação equilibrada. Evite comer alimentos ricos em carboidratos (açúcar e farinha) entre as refeições principais. Nos lanhes dê preferência às frutas.

3. Faça visitas regulares ao dentista. É muito importante uma avaliação clínica regular para diagnóstico precoce de eventuais anormalidades além de realizar a profilaxia (limpeza profissional). 

Cuidar bem dos dentes é muito importante, para saúde da boca, do corpo e da mente. A insatisfação com o sorriso pode ser resolvida. Você merece sorrir!
 

imagem

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais