Saúde Bucal

Planejamento virtual e cirurgia guiada para implantes dentários

03/06/22 - 10:51

Por Dr. Juliano Alves Roque

Em muitos países, a Odontologia vem sendo praticada utilizando ferramentas digitais em substituição ao que o cirurgião-dentista fazia manualmente em conjunto com o técnico de laboratório odontológico. Um exemplo disso são as moldagens, em que se usava um material de consistência mole que ao endurecer copia as arcadas, cujo os resultados são os modelos de gesso. Este procedimento outrora indispensável ao odontólogo, hoje em dia é realizado com escaneamento digital utilizando um scanner intraoral (uma espécie de câmera que realiza milhares de fotografias por segundo e reconstrói na tela do computador a imagem tridimensional fidedigna, em cores e texturas dos dentes e das arcadas dentárias completas). 

As razões para a mudança da técnica são inúmeras, mas a mais interessante é que se tornou possível arquitetar tratamentos com maior precisão e previsibilidade, manipulando-se as imagens em computadores com avançados softwares odontológicos. Impressoras 3D materializam aparelhos ortodônticos, próteses, guias cirúrgicos de implantes, lentes de contato dentárias e muito mais. A precisão e acurácia são tão elevadas, que se reduz a probabilidade de repetição etapas, acelerando o tratamento e atingindo o resultado que foi planejado virtualmente.
Imagine conseguir ver como o sorriso ficará antes mesmo de iniciar um tratamento? Isto é possível quando alinhamos radiografias, fotografias e tomografias computadorizadas com as imagens que foram capturadas com o escaneamento digital. Desta forma, temos na tela do computador a reprodução precisa da face, do sorriso, dos dentes, dos ossos e da gengiva do paciente. É possível planejar com exatidão o tamanho e a forma de um ou mais dentes protéticos para repor o espaço dos dentes perdidos.
 

O cirurgião-dentista que trabalha com implantes precisa exercer sua função com a precisão de milímetros. Ao se instalar um implante dentário, há que se ter atenção às estruturas nobres da face como os nervos, para que não se cause um dano permanente ao paciente. 

Existem outros desafios no ramo da implantodontia, como por exemplo, a pouca disponibilidade óssea. São casos que podem necessitar de enxerto ósseo, porém, ao se ter uma visão completa da boca no computador, torna-se simples simular o procedimento, proteger estruturas nobres, eleger as melhores áreas e determinar as melhores posições em que os implantes serão instalados. Estas posições e direções serão definidas por um guia cirúrgico (impresso pela impressora 3D) que norteará o cirurgião durante o procedimento e o fará fixar os implantes na exata localização que foi arquitetada. 

Este é o conceito de instalação de implantes com planejamento virtual e cirurgia guiada. Na prática, a cirurgia torna-se mais rápida e minimamente invasiva, aumentando a segurança, o conforto e a satisfação do paciente.
 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais