Saúde e Estética

Acne nos adolescentes!

20/08/21 - 09:10

Por Dr. Bernardo Teixeira

Dr. Bernardo Teixeira da Costa

A acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres. Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias. 

Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade (acentuadas na adolescência), são responsáveis pelo agravamento das lesões da pele. Os hormônios estimulam as glândulas sebáceas a produzir mais sebo, o que por sua vez, origina uma proliferação da bactéria Propionibacterium acnes e o consequente processo inflamatório.

6 fatos que provocam a acne:

  • Predisposição genética.
  • Influência hormonal.
  • Aumento da produção de sebo (substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas).
  • Obstrução folicular.
  • Presença da bactéria Propionibacterium acnes (que se “alimenta” do sebo e provoca a inflamação dos folículos).
  • Inflamação cutânea.
Além destas causas, outros fatores podem influenciar negativamente a evolução da acne, como o stress, a aplicação de produtos agressivos na pele e a manipulação das lesões inflamadas. A alimentação não é vista como uma causa para a doença. Os alimentos ricos em açúcar e leite, quando consumidos de forma irregular, aumentam a produção de sebo e com isso, podem agravar a acne.

Como a acne se manifesta? 
A acne não é igual para todos, varia de pessoa para pessoa, variando no tipo e gravidade das lesões. No entanto, há algo em comum: a zona do corpo onde se manifesta. A acne afeta, sobretudo, a área central da face (mais rica em folículos sebáceos) e a parte superior do tronco. A doença evolui gradualmente. Primeiro a pele torna-se mais oleosa. Aparecem os primeiros pontos negros (comedões abertos) e pontos brancos (comedões fechados). Com a progressão da acne, os comedões podem evoluir para lesões inflamatórias superficiais (pápulas inflamatórias e pústulas) ou mais profundas (nódulos e cistos). Estas lesões podem originar sequelas como pigmentações persistentes e cicatrizes.

Cuidados para evitar essa inflamação:

  • Procure o dermatologista para criar a rotina de higiene diária, com lavagens e uso de produtos suaves.
  •  Evite irritar ou manusear as lesões inflamadas.
  • Evite dietas com consumo exagerado de leite, açúcares e gorduras. 
A consulta com um especialista em dermatologia é sempre recomendada para avaliar o caso e ver o tratamento adequado. Não faça uso de remédios e produtos sem a indicação médica. Quanto antes o adolescente iniciar o tratamento preventivo ou corretivo, menores são as chances de lesões na pele.
                                                                                                                                                        Para saber mais e tirar suas dúvidas, procure um dermatologista. A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

imagem

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais