Saúde e Estética

As mulheres podem ficar calvas?

21/01/22 - 09:03

Por Dr. Bernardo Teixeira

Dr. Bernardo Teixeira da Costa

A calvície ou alopécia androgenética, é um dos principais tipos de diminuição capilar, distúrbio que pode ser definido como a perda de cabelos ou pelos, geralmente no couro cabeludo, podendo estar associada a outros distúrbios ou doenças. A diminuição capilar acontece porque o fio passa a ficar muito fino e por isso, a estrutura que o produz, chamada folículo piloso, acaba se atrofiando. A calvície na mulher acontece principalmente devido a fatores genéticos e a alterações hormonais, sendo mais comum em mulheres na menopausa ou que possuem a síndrome dos ovários policísticos.

Os primeiros sinais da calvície feminina são o clareamento da cor e a diminuição da espessura do cabelo na parte superior da cabeça, que vai evoluindo para diminuição da quantidade de fios e o aparecimento de regiões sem cabelo. A calvície feminina normalmente é hereditária, e pode surgir em qualquer fase da vida a partir da puberdade, mas é mais comum após os 40 anos, quando a menopausa se aproxima. 

 Uns dos principais sinais da calvície feminina é a percepção que o fio está mais fino e o volume capilar está diminuindo, com consequente diminuição da quantidade de fios no centro da cabeça.

. Como é feito o diagnóstico da calvície feminina? 
O diagnóstico da calvície feminina é feito pelo dermatologista, através da avaliação estrutura capilar e exames de laboratório que irão colaborar para excluir outras causas.

. Como tratar da calvície feminina? 
Hoje existem diversos recursos, desde medicamentos a até laser que podem auxiliar no tratamento da calvície na mulher. 
Primeiramente para saber qual é o método mais adequado para você e seus fios, procure um dermatologista de confiança, ele irá lhe indicar as melhores opções de tratamento.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, procure ajuda profissional. A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

imagem

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais