Saúde Bucal

Aparelhos Autoligáveis: Uma revolução na Ortodontia!

04/08/23 - 07:30

Por Dr. Juliano Alves Roque

Você sabia que os aparelhos ortodônticos são compostos por diversas estruturas e os famosos bráquetes desempenham um papel fundamental? Os bráquetes são o ponto de aplicação de força responsável por fixar o aparelho, e temos uma notícia incrível para você!
Conheça os bráquetes autoligáveis (também chamados de autoligados), uma evolução dos tradicionais. Os bráquetes autoligáveis se destacam por não precisarem das ligaduras elásticas (borrachinhas) para prender o fio ortodôntico. Eles possuem um sistema de clipe metálico integrado ao corpo do bráquete que mantém o fio no lugar, tornando o tratamento ainda mais eficiente e confortável.
Uma das principais vantagens dos aparelhos autoligáveis é a redução do atrito na movimentação dentária em algumas etapas do tratamento. Isso pode até diminuir o tempo necessário para alcançar o sorriso dos seus sonhos! Além disso, com menos atrito, a movimentação dos dentes pode ser feita com menos força, proporcionando maior conforto durante todo o tratamento.


E tem mais! Sem as borrachinhas, a higiene fica muito mais fácil, pois elas acumulam menos placa bacteriana. E o melhor de tudo: você não precisará marcar consultas a cada 30 dias como nos aparelhos convencionais, onde as borrachinhas se desgastam rapidamente. Com o aparelho autoligável, os ajustes podem ocorrer a cada 60 dias, mantendo as forças ativas por mais tempo!
O bráquete autoligável pode ser utilizado em todos os tratamentos ortodônticos, mas sua principal característica é o poder de reduzir o atrito, o que é especialmente benéfico em casos de fechamento de espaços entre os dentes, como diastemas e dentes separados. Se houver necessidade de extrações dentárias para o alinhamento e nivelamento, o sistema autoligável também será uma excelente escolha, pois o deslize dos dentes será maior, reduzindo o tempo de tratamento.


E olha só essa curiosidade histórica! Os bráquetes autoligáveis não são uma invenção recente. Desde 1935, o conceito de dispensar o uso de elásticos para fixação do arco já fazia parte da Ortodontia! Há mais de 70 anos, o sistema autoligável já era estudado e utilizado, mas, na época, devido ao alto custo e fragilidade das peças, não foi amplamente difundido.
Hoje, contamos com sistemas modernos de bráquetes autoligáveis ativos, que estão revolucionando a Ortodontia e trazendo ainda mais benefícios para você!
E tem mais uma razão para sorrir! Pacientes com bráquetes autoligáveis têm menores índices de placa bacteriana em comparação aos que utilizam os bráquetes convencionais. Isso significa que além de conquistar o sorriso dos seus sonhos, você também estará cuidando da saúde dos seus dentes!


Se você precisar de tratamento ortodôntico, pergunte ao seu ortodontista de confiança se o seu caso tem indicação para aparelho autoligável. Conheça essa tecnologia revolucionária e dê um passo importante em direção ao sorriso perfeito!
 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais