Saúde Bucal

Diastema: Dente Separado é Charme ou Problema Bucal?

03/11/23 - 10:21

Por Dr. Juliano Alves Roque

O diastema, também conhecido como "dentes separados", é o espaço entre dois dentes, que normalmente ocorre nos dois dentes superiores da frente. Algumas pessoas consideram isso um defeito estético, enquanto outras veem nisso um verdadeiro charme.
Na infância, é comum que os dentes separados estejam presentes, devido ao fato de que os dentes decíduos (de leite) são menores que os dentes permanentes. Isso, muitas vezes, confere um sorriso gracioso às crianças. Geralmente, com a erupção dos dentes permanentes, que são maiores e mais largos, os diastemas desaparecem naturalmente. No entanto, se eles persistirem após essa transição, podem afetar tanto a saúde quanto a estética do sorriso.


É importante observar que o diastema pode ocorrer em qualquer lugar da arcada dentária superior ou inferior e nem sempre indica problemas de saúde bucal. Quando o diastema afeta os dois dentes da frente, geralmente não representa um problema para a saúde bucal. Nesse caso, a necessidade de tratamento dependerá principalmente da estética ou do impacto na fala.
Por outro lado, quando o diastema ocorre entre os dentes posteriores, que desempenham um papel fundamental na mastigação, o problema deixa de ser apenas estético e pode representar um risco para a saúde bucal. Isso ocorre porque o espaço entre os dentes pode reter restos de alimentos, levando a dor e inflamação gengival. A falta de tratamento adequado para essa impactação alimentar pode resultar na perda óssea ao redor do dente e comprometer sua sustentação.


As causas do diastema podem ser variadas. Pode ser devido ao tamanho menor dos dentes (hipoplasia) ou à ausência de um ou mais dentes (agenesia) na arcada. Além disso, um freio labial mais longo e espesso também pode contribuir para o espaçamento entre os dentes, muitas vezes devido a fatores hereditários.
Hábitos bucais, como chupar o dedo ou a chupeta, também podem causar a separação dental. Esses hábitos exercem pressão suficiente para mover os dentes para frente, criando espaços entre eles.
Devido ao aspecto hereditário do diastema, algumas pessoas apreciam essa característica e a consideram um charme. Elas preferem manter um sorriso semelhante ao de seus pais e irmãos. Algumas celebridades, como Madonna e Ney Matogrosso, já declararam seu gosto pelos diastemas.


O tratamento do diastema depende da causa do problema. Se o tamanho dos dentes for o problema, as facetas podem ser uma solução, pois proporcionam mais volume aos dentes sem a necessidade de desgastar o dente natural. Para casos de ausência de dentes, os implantes dentários são uma opção recomendada.
Quando o problema está relacionado ao freio labial, uma pequena cirurgia conhecida como frenectomia labial pode ser realizada no consultório odontológico para resolver a questão.
Já se o problema for a posição dos dentes, o tratamento mais indicado é a ortodontia, que pode incluir o uso de aparelhos ortodônticos fixos ou removíveis.


É importante ressaltar que as causas e tratamentos podem variar e, frequentemente, exigem uma abordagem combinada para abordar as complexidades individuais de cada caso. Se você tem um diastema e está incerto sobre se isso pode causar problemas bucais ou se trata apenas de uma questão estética, é fundamental procurar um cirurgião-dentista de confiança para obter orientação adequada.
 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais