Saúde Bucal

Lentes de contato dental

01/12/23 - 08:33

Por Dr. Juliano Alves Roque

As lentes de contato dental têm ganhado destaque no mundo da odontologia, não apenas por sua eficácia em corrigir uma série de imperfeições dentárias, mas também por seu impacto direto na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. O sorriso, como já dizia o poeta, é a curva mais bonita do corpo humano. É a expressão da gentileza, o cartão de visitas que transcende barreiras linguísticas e estabelece conexões antes mesmo que qualquer palavra seja pronunciada. Por isso, é compreensível que se busque aperfeiçoá-lo e torná-lo mais atraente.
Quando observamos um sorriso, é fácil identificar pequenas falhas que podem afetar a percepção estética. Dentes desalinhados, manchados, fraturados ou desgastados podem ser notados instantaneamente e, infelizmente, esses problemas podem impactar negativamente a autoconfiança e a qualidade de vida de um indivíduo. Aqui é onde a lente de contato dental entra em cena como uma solução eficaz.


Essa técnica consiste em aplicar uma fina camada de porcelana sobre a superfície do dente, proporcionando não apenas uma correção estética, mas também uma transformação no sorriso como um todo. A lente de contato dental é durável, translúcida e capaz de modificar o formato, a cor, o alinhamento e até mesmo o contorno dos dentes, garantindo um sorriso natural, bonito e saudável.
É interessante notar que as lentes de contato dental não são apenas para questões estéticas, mas também podem ser recomendadas para resolver problemas funcionais, como diastemas (espaços entre os dentes) ou tamanhos irregulares dos dentes que podem causar desconforto visual.
O processo de aplicação das lentes começa com uma avaliação minuciosa da saúde bucal do paciente. É feito um molde dos dentes e um registro fotográfico para planejar o tratamento de forma personalizada. Lentes provisórias são confeccionadas para que o paciente possa visualizar e aprovar o resultado final antes da aplicação das lentes definitivas, que é realizada em uma única sessão. Surpreendentemente, o procedimento é simples, conservador e, principalmente, indolor.


Uma das grandes vantagens das lentes de contato dental é a minimização do desgaste dentário, já que a estrutura fina dos materiais utilizados muitas vezes não requer nenhum desgaste, preservando assim a estrutura natural dos dentes.
Essa técnica é um exemplo do comprometimento da odontologia em equilibrar não só a saúde bucal, mas também a ciência e a estética para proporcionar resultados satisfatórios. É uma forma de devolver não apenas um sorriso bonito, mas também a confiança e a satisfação pessoal para aqueles que buscam uma transformação positiva em seu sorriso e em sua vida.
 

Dr. Juliano Alves Roque

Especialista e Doutor em Ortodontia
Elodente Clínica Odontológica
Instagram: @elodenteclinica
E-mail: elodente@hotmail.com

3776-8400 / WhatsApp: 9 8878-8400

 

 

Veja Mais