Saúde

Lesões tendinosas na mão

Os tendões da mão são as estruturas responsáveis por movimentar os dedos, tanto para abri-los, como fecha-los.

12/08/22 - 11:00

   LESAO DO TENDAO FLEXOR. DEDO NAO FECHA
LESAO DO TENDAO FLEXOR. DEDO NAO FECHA

Por Dr. Bruno Paio Barreiros

Os tendões  da mão são as estrturas responsaveis por movimentar os dedos, tanto para abri-los, como fecha-los.
Cada dedo possui 2 tendoes responsaveis pelo movimento de fechar (tendoes flexores) 1 mecanismo extensor para abrir (esticar) o dedo.
As lesoes tendinosas geralmente ocorrem devido acidentes com materiais cortantes (serra eletrica, vidro, faca, etc), mais frequentemente em acidentes de trabalho, domesticos e ocasionalmente em acidentes de transito ou devido agressões.
Em alguns casos traumas fechados tambem podem lesar o tendão, arrancando-o do osso.
Todo corte no dedo ou punho com alteração de sensibilidade ou de movimentos deve ser avaliado o mais rápido possivel por um especialista (ortopedista ou cirurgião da mão). 
Exemplo: não dobrar o dedo, não esticar o dedo, ou dificuldade para fazê-los; não sentir o dedo ou sensação de dormência, formigamento.
O diagnostico dessas lesões é facilmente feito por um exame clinico bem feito da mão, ja que na maioria das vezes a perda de função é imediata apos a lesão.
É fundamental o diagnóstico e cirurgias precoces para melhor recuperação funcional, pois o atraso no tratamento leva a encurtamento e aderências tendinosas que dificultam a recuperação levando a piores resultados.
As lesões são tratadas na maioria das vezes de forma cirurgica e uma minoria de forma nao cirurgica, quase sempre envolvendo algum tipo de imobilização associada.
A reabilitação tambem deve ser precoce pelo risco de aderências tendinosas. O tendão deve deslizar pra não aderir, mas até a cicatrização completa não deve ser forçado demais para não romper. Idealmente a reabilitação deve ser conduzida por profissional devidamente treinado (terapeuta ocupacional ou fisioterapeuta).

imagem

COMPLEXO MECANISMO EXTENSOR DO DEDO

imagem

LESAO DO TENDAO EXTENSOR. DEDO NAO ESTICA

imagem

MECANISMO DE FLEXAO DO DEDO

Dr. Bruno Paio Barreiros

CRMMG 48464

Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão

Instagram: @bruno.paio / www.brunomao.com.br

Ortopedia Ortos - R. Senador Salgado Filho 140/102

Contato: 99826-2017 (WhatsApp)