Saiba o que fazer em caso de alergia a medicamentos

Sintomas variam de vermelhidão a falta de ar. Recomendação é buscar atendimento médico imediato em casos mais graves

11/05/22 - 12:54

A alergia medicamentosa pode se manifestar em qualquer idade, a partir do contato pela pele, via oral ou injetável. Foto: reprodução
A alergia medicamentosa pode se manifestar em qualquer idade, a partir do contato pela pele, via oral ou injetável. Foto: reprodução

Os medicamentos são importantes no tratamento de doenças e na promoção do bem-estar e da saúde, desde que sejam utilizados de maneira correta e na dosagem indicada por um profissional. Contudo, existem pessoas que podem apresentar rejeição a determinada substância presente em alguns medicamentos, causando alergias.


A alergia medicamentosa pode se manifestar em qualquer idade, a partir do contato pela pele, via oral ou injetável. Alguns medicamentos possuem mais incidência de quadros alérgicos, a exemplo dos antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios. As principais reações são vermelhidão na pele e inchaço nos olhos, orelhas, rosto e língua. Em casos mais graves de hipersensibilidade, a pessoa pode sentir falta de ar, enjoo e perda de consciência.


 As reações alérgicas a remédios reforçam o alerta de não ingerir medicamentos sem orientação de um profissional de saúde. “Os medicamentos são elementos essenciais para a saúde da população, mas é preciso utilizá-los com parcimônia, seguindo sempre a forma correta de utilização, a dosagem e o tempo de uso. A automedicação é um perigo, pois, além de alergias, pode agravar efeitos colaterais, mascarar sintomas mais sérios e dificultar o tratamento”, enfatiza a farmacêutica Bruna Diniz Oliveira.


Saiba os principais sintomas de reações alérgicas a medicamentos:


●        Coceira e vermelhidão na pele;
●        Olhos vermelhos, lacrimejando e inchados;
●        Dificuldade para abrir os olhos;
●        Inchaço da língua ou da garganta;
●        Febre;
●        Dificuldade para respirar;
●        Tonturas;
●        Sensação de desmaio; 
●        Náuseas.


Ao perceber um quadro de alergia, é fundamental buscar auxílio de um profissional de saúde para investigar e tratar a reação. “Ao identificar a alergia, suspenda imediatamente o uso do medicamento. Anote o nome do fármaco e a dose utilizada e, em seguida, procure atendimento médico, principalmente se os sintomas forem mais graves”, ressalta Bruna.

 


 
 

Veja Mais