Começa hoje pagamento do abono salarial da iniciativa privada

08/02/22 - 11:16

Trabalhadores da inciativa privada começam a receber o pagamento do abono salarial ano-base 2020. O abono salarial de até um salário mínimo é pago aos trabalhadores inscritos no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos. Agora recebem o abono quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2020, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos e variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base.


O calendário de pagamentos seguirá o mês de nascimento e recebem hoje (8) os nascidos em janeiro. Os nascidos em dezembro receberão no dia 31 de março. Os servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, recebem o pagamento a partir do dia 15 de fevereiro e vai até 4 de março, pelo Banco do Brasil.


O crédito será depositado automaticamente para quem tem conta na Caixa Econômica Federal. Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.


Caso o trabalhador não abra a conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.


Os beneficiários residentes nos municípios de Minas Gerais e Bahia, em situação de emergência, devido às fortes chuvas, receberão o pagamento a partir de hoje, independentemente do mês de nascimento.


Cerca de 22 milhões de trabalhadores devem receber o benefício, com valor total de mais de R$ 20 bilhões, oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Veja Mais