Universidade desenvolve aplicativo para ajudar crianças com Down

07/03/19 - 11:42

Reprodução: EPTV
Reprodução: EPTV

Tecnologia criada pela USP, em Ribeirão Preto, usa inteligência artificial para auxiliar o desenvolvimento e a fala de crianças portadoras da síndrome de Down. 

 

O aplicativo denominado SofiaFala - nome inspirado em uma criança conhecida do grupo que tem a síndrome -, avalia a qualidade da fala de crianças e, através do som, auxilia no aprendizado da pronúncia correta das palavras, estimulando o desenvolvimento.

 

A iniciativa surgiu de uma ideia da cientista da computação Marinalva Soares, de São José do Rio Preto (SP), insatisfeita com a falta de recursos para auxiliar a filha Sofia, que nasceu com síndrome de Down e que aos 3 anos ainda manifestava dificuldades na fala.

 

De acordo com dados estimados pela USP, um em cada 700 bebês no mundo nascem com Down, alteração genética no cromossomo 21 que compromete o desempenho intelectual. No Brasil, a síndrome atinge uma população estimada de 300 mil pessoas de diferentes idades.

 

O sistema ainda está em fase de testes, mas deve estar disponível para download gratuito até julho deste ano, segundo os coordenadores do projeto.

 

Por: Bruno Costa com EPTV

 

 

Veja Mais