Jornal Sete Dias

Sete Lagoas, 23 de Setembro de 2014
Paranet

Você está aqui: Home Política Maroca rompe com Márcio Reinaldo

Maroca rompe com Márcio Reinaldo

O prefeito Mário Márcio Maroca (PSDB) decidiu que o ex-vereador e ex-secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Caio Valace (PPS), é o nome que ele vai apoiar como candidato a prefeito, com o propósito de "dar prosseguimento às realizações do governo e impedir o retorno de uma política ultrapassada para Sete Lagoas. A escolha foi unânime na nossa convenção e não recebi qualquer comunicado contrário do PSDB estadual, que apoia outra candidato (o deputado federal Márcio Reinaldo).

Temos independência nesta cidade e me preocupo é com Sete Lagoas”, afirmou Maroca. A definição saiu na convenção do PPS realizada no sábado passado.  

O nome do vice ainda estava sendo definido até o fechamento desta edição. O certo é que a indicação viria do PSDB ou do PV, que fechou com o grupo. Selma Canabrava, do DEM, chegou a ser cogitada, mas foi descartada por entraves partidários. Maroca defende que o principal legado de sua administração será deixado na Saúde e Educação. “Caio Valace é o nome que apoio para dar continuidade ao nosso projeto político-administrativo”, enfatizou o prefeito.
Segundo Maroca, o rompimento com o deputado federal e candidato Márcio Reinaldo (PP) é fato e ocorreu após a convenção do PP, quando sua administração foi duramente criticada – mesmo com sua presença na mesa principal – inclusive pelo secretário de
governo do Estado e colega de partido, Danilo de Castro (PSDB).
Para Caio Valace, não existe democracia sem os partidos políticos. “A crise hoje é a falta de moral e da ética de pessoas e não das instituições, que a cada dia se aperfeiçoam mais através do exercício da democracia. Conclamamos toda a sociedade, principalmente os jovens, para construirmos uma cidade digna para todos”, defende Valace.

QUATRO CANDIDATOS - O quadro sucessório pela disputa da Prefeitura de Sete Lagoas ficou então definido. Os candidatos e chapas majoritárias que vão para a disputa são: PPS/PV – Caio Valace (PPS) – (vice a definir);  PSB/PT – Emilio de Vasconcelos (PSB) e Jamilton Pereira dos Santos (PT); PP/PDT – Márcio Reinaldo (PP) e Ronaldo João (PDT); PMDB/PSOL - Múcio Reis (PMDB) e Paulo França (PSOL). O DEM não confirmou o lançamento da candidatura do ex-prefeito cassado Ronaldo Canabrava. A última novidade é que o partido queria pelo menos indicar o vice na chapa encabeçada por Caio Valace, mas a proposta não foi adiante.

CALENDÁRIO ELEITORAL

* De 10 a 30 de junho foi o prazo estipulado para as convenções partidárias, com a escolha dos candidatos, seus números e as coligações. Já o dia 5 de julho foi a última data para registro das candidaturas a serem homologadas, sendo permitida a
propaganda eleitoral a partir desta sexta-feira, dia 6 de julho. Amanhã, 7, passa a vigorar várias condutas vedadas aos agentes públicos, contidas na Lei n. 9.504/97. Para não correrem o risco de terem sérios problemas com a Justiça Eleitoral, devem ficar atentos para não cometerem tais condutas.

* Até os dias 6 de agosto e 6 de setembro, respectivamente, devem ser apresentadas as duas prestações de contas parciais pelos Candidatos. Dessa forma, a partir do registro da candidatura deve se ter imensa atenção com o recebimento dos recursos e a realização das despesas, pois a contabilidade eleitoral é de suma importância, assim como a financeira, para a aprovação das contas. Irregularidade na arrecadação e gastos de campanha pode gerar cassação do mandato, nos termos do artigo 30-A, da Lei n. 9.504/97.

* Em 21 de agosto inicia a propaganda em rádio e televisão, com término previsto para o dia 4 de outubro. Além disso, encerram-se também os comícios, debates na televisão, propaganda com sonorização fixa e no dia 5 de outubro é o último dia para propaganda na imprensa escrita. No dia da eleição (7 de outubro) não é permitida qualquer propaganda eleitoral, mas um dia antes pode ser feita propaganda mediante auto-falante, panfletagem, caminhada, carreata, tudo até as 22h.

por Celso Martinelli