Caic recebe espetáculo de dança de grupo de Viçosa

16/06/22 - 10:00

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O Caic, Escola Municipal Professor Galvão, receberá no dia 24 de junho o Grupo Impacto de Dança, com o espetáculo Yoté, em duas apresentações, às 10h e às 14h30. Alunos das Oficinas de Dança do Caic farão a abertura do evento que também contará com rodas de conversa após as apresentações. O grupo da cidade de Viçosa já se apresentou em diversos municípios da Zona da Mata e estará pela primeira vez em Sete Lagoas.

O espetáculo

Com concepção de Alex Ramos (Leko) e Luís Filipe Claudino Gomes (Fil) e coreografia de todo o elenco, o Impacto buscou inovar em seu novo trabalho. A obra chama atenção pelas cores e pelas brincadeiras e jogos, sem deixar de lado as críticas sociais que são uma característica marcante de todos os espetáculos do grupo. 

Podendo ser direcionado ao público infanto-juvenil, o espetáculo também agrada aos adultos e convida a plateia a interagir com o tema. Yoté propõe reflexões sobre a vida, as comunidades e os jogos que aparecem em cena. Além disso, a força dos bailarinos do Grupo ganha referências das décadas de 70 e 80 no ritmo, estilo de dança e na estética dos figurinos. 

Para Lidiane Jacinto, que divide a direção geral e artística com Patrícia Lima, 
este novo trabalho do grupo impacto aflora diversos sentimentos como alegria, companheirismo, garra e muita vontade de vencer. "A pesquisa acerca do tema “como-unidade” em suas diferentes vertentes fez com que o grupo refletisse sobre harmonia, amizade, vazio, conflitos, entre outras situações que se partilham pela convivência em coletivo". 

Patrícia Lima ressalta que é uma alegria poder reencontrar o público após as restrições causadas pela pandemia, com uma proposta diferente do que o Impacto sempre realizou, “trazendo mais leveza para o palco e produzindo novas sensações, o que neste momento de retorno às atividades artísticas se torna imprescindível para quem resiste com arte e cultura, às intempéries vividas”.

Yoté
O nome da obra é inspirado em um jogo de tabuleiro jogado no continente africano. Esse é um jogo de estratégias. Para vencer é preciso exercitar o raciocínio rápido, a criatividade e a observação. Cada jogada pode mudar repentinamente o rumo da partida. 

O espetáculo do Impacto provoca o público a buscar semelhanças entre as estratégias para vencer nos jogos e na vida. Trata-se de ocupar espaços, contar com o outro e compartilhar as experiências. "Yoté traz o lúdico para a cena. As brincadeiras da nossa infância aparecem na obra de forma desconstruída para conectar diferentes momentos", comentou Lidiane.

Alex e Luís Filipe apontam que as memórias os inspiraram na criação do enredo e que cada integrante do grupo pode compartilhar vivências que dão sentido ao que eles entendem como unidade. "Esperamos que o público se identifique com os jogos. Que os mais velhos relembrem sua infância e os mais novos aproveitem para se conectar a esses momentos únicos da vida". 

O espetáculo do Grupo Impacto de Dança é parte do Projeto do Instituto ASAS - Manutenção dos corpos artísticos, executado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o patrocínio da Metalsider; Amantino Supermercados e Haskell, apoio cultural da Folha da Mata, promoção Prefeitura de Sete Lagoas. Realização do Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais, Núcleo de Arte e Dança e Governo de Minas Gerais-Governo Diferente Estado Eficiente.

FICHA TÉCNICA
Concepção: Alex Ramos e Luís Filipe Claudino 
Coreografia: Grupo Impacto 
Direção Geral e Artística: Patrícia Lima e Lidiane Jacinto 
Bailarinos: Adriano Ramos, Alex Ramos, Cleison Lana, Jean Carlo do Nascimento, Luís Filipe Claudino Gomes, Marco de Jesus, Rafael Gregório, Rafael Tiko, Rodrigo Branco e Sávio Caetano. 
Fotografia: Reyner Araújo 
Assessoria de imprensa: Lílian Moura
Design Gráfico: Rita Márcia 
Assistente de produção: Cleison Lana

Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais 
Patrocínio: Metalsider, Haskell e Amantino Supermercados 
Apoio: Jornal Folha da Mata 
Realização: Instituto ASAS, Núcleo de Produções Culturais, Núcleo de Arte e Dança e Governo de Minas – Governo Diferente Estado Eficiente 

imagem

imagem

Veja Mais