Saúde

Hidrocele: o que é, como identificar e como tratar

17/05/22 - 09:23

Por Dr. Gelbert Luiz Chamon

Dr. Gelbert Luiz Chamon do Carmo Amorim

O hidrocele é o acumulo de líquido dentro do escroto envolvendo o testículo, o que pode deixar um pouco inchado ou um testículo maior que o outro. Embora seja um problema mais frequente em bebês, também pode acontecer em homens adultos, especialmente após os 40 anos.

Normalmente, o hidrocele não provoca dor ou qualquer outro sintoma além do inchaço do testículo e, por isso, também não provoca lesões nos testículos, nem afeta a fertilidade, desaparecendo espontaneamente principalmente nos bebês, sem necessitar de tratamento. Se está com dor nos testículos 

Como o inchaço também pode ser sinal de doenças mais graves, como câncer, é sempre recomendado consultar um pediatra, no caso do bebê, ou um urologista, no caso do homem, para confirmar o diagnóstico de hidrocele.

Características do hidrocele 
Para se certificar de que realmente é hidrocele o único sintoma que deve estar presente é o inchaço que pode afetar um ou os dois testículos. O médico deverá examinar a região íntima, avaliar se há dor, caroços, ou qualquer outra alterações que indique a possibilidade de ser outra doença. No entanto, o ultrassom da bolsa escrotal é a forma mais fiel de descobrir se realmente é hidrocele. 

Nos homens adultos, o hidrocele normalmente acontece como complicação de pancadas, processos inflamatórios ou infecções, como orquite ou epididimites.

Como é feito o tratamento do hidrocele
Na maior parte dos casos o hidrocele no bebê não precisa de qualquer tipo de tratamento específico, desaparecendo sozinho em até 1 ano de idade. No caso de homens adultos pode ser indicado esperar 6 meses para verificar se o líquido é reabsorvido espontaneamente, desaparecendo.

Porém, quando está causando muito desconforto ou com aumento progressivo ao longo do tempo, o médico pode recomendar fazer uma pequena cirurgia com raquianestesia para remover o hidrocele do escroto.

Este tipo de cirurgia é bastante simples e pode ser feita em poucos minutos e, por isso, a recuperação é rápida, sendo possível regressar a casa algumas horas depois da cirurgia, assim que o efeito da anestesia desaparece completamente.

Outra forma de tratamento menos utilizada e com maiores riscos de complicações e recorrência, seria através da aspiração com anestesia local. 

imagem
 

Dr. Gelbert Luiz Chamon

Urologista, Mestre em Biomedicina, Titular da Sociedade Brasileira de Urologia, Coordenador da Residência em Urologia da Santa Casa de Belo Horizonte e Cooordenador da Comissão de Residência Médica do Hospital Municipal Sete Lagoas.
(31) 3774-7500

Veja Mais