Astronomia e Ciências

O que é e como se formam as Auroras Boreais

02/12/21 - 10:06

Por Nerd aos 50

Mário Fontana

Olá Apaixonados pela ciência, bem vindo a sua dose semanal de astronomia! 

As auroras são fenômenos ópticos que podem ocorrer em ambos os polos da Terra, sendo que quando ocorre no polo sul são chamadas auroras austrais e quando ocorrem no pólo norte, as mais conhecidas, são auroras boreais. Mas porque estes fenômenos acontecem e porque estão situados nos pólos do nosso planeta? Bom as auroras estão ligadas diretamente a dois fatores, o vento solar e a magnetosfera terrestre.

O vento solar é um fluxo contínuo de partículas constituído principalmente de prótons e elétrons que escapam da atração gravitacional do Sol. Essas partículas são energizadas por altas temperaturas na coroa Solar e deixam o sol a velocidades que variam de 300 a 800 km/s. 

As mais rápidas destas partículas fluem para fora da coroa solar por locais onde as linhas do campo magnéticos solar se arrebentam devida a intensa atividade da estrela, como o sol tem um movimento giratório o vento solar assume a forma de um cata vento quando visto de cima, perpendicular à órbita dos planetas.

As partículas ejetadas pelo sol chegam como uma poderosa rajada de vento solar que atinge o campo magnético da Terra, a magnetosfera terrestre, deformando-o e alongado esse campo magnético, criando uma abertura maior nos pólos da Terra. Conforme elas penetram na atmosfera terrestre e afundam-se nela, essas partículas colidem com o oxigênio e o Nitrogênio, dessa reação é liberada energia em forma de luz. Causando o espetáculo óptico que são as Auroras.

As Auroras têm cores diferentes, dependendo do tipo de gás ou molécula que participa da interação com os elétrons do vento solar. O oxigênio, dependendo da altitude em que o fenômeno ocorre, pode produzir aurora boreal verde ou vermelha; o nitrogênio, também dependendo da altitude, pode produzir aurora azul, roxa ou violeta. 

As auroras também são registradas em outros planetas, a sonda Hope dos Emirados Árabes Unidos que está orbitando Marte fez registros de auroras no planeta Vermelho, também a sonda Juno registrou recentemente auroras em Ganimedes e em Júpiter. 

Meu nome é Mário Fontana, sou criador do Canal Nerd aos 50, no youtube, se você quer aprender conceitos básicos de astronomia e saber tudo que acontece no universo, Venha visitar o canal.

Nerd aos 50

Mário Fontana, criador do Canal Nerd aos 50, no Youtube. Aprenda conceitos básicos de astronomia e saiba de tudo que acontece no universo. Visite o canal.