Grupo teatral sete-lagoano traz premiações por destaques em Festival Nacional de Teatro, no ES

29/06/22 - 12:32

Fotos: Eder Gaioski - @olhosliterais
Fotos: Eder Gaioski - @olhosliterais

O grupo Carroça Teatral participou pela primeira vez do 22° Festival Nacional de Teatro de Guaçuí – ES, representando Sete Lagoas e Minas Gerais com o espetáculo "A Rua, a Lama e a Santa". O espetáculo é uma reflexão sobre o rompimento das barragens de rejeito do minério de ferro nas cidades de Brumadinho e Mariana, dispondo sobre a mineração depredatória no estado.


O grupo se apresentou no dia 20 no Teatro Francisco Torres para o público local (lotação máxima) e teve transmissão ao vivo pelo YouTube, que está gravada no canal oficial do Festival “Grupo Gota Pó e Poeira”. 


Logo após o espetáculo houve um bate papo (debate) com os jurados, intenso e emocionante, dispondo relatos e vivências teatrais em relação ao processo criativo da obra e a temática proposta pelo grupo. "Da farsa, faz-se realidade", anotou Luiz Carlos Cardoso, que compôs o corpo técnico de jurados do Festival.


Dentre os mais de 30 grupos participantes de todas as partes do país, o Carroça Teatral trouxe para Minas Gerais e Sete Lagoas as indicações de Melhor Cenário, Melhor Iluminação e Melhor Figurino, por Larissa de Souza. A Melhor Maquiagem foi por Carol Canutto. Rafa Martins foi indicado como Melhor Ator, Paulinho do Boi indicado a Melhor Ator Coadjuvante e Larissa de Souza a Melhor Atriz. 


"Sem a luz e a generosidade de Carol Canutto me ajudando a compor essa personagem, nada seria feito!" disse emocionada a atriz Larissa de Souza, que substituiu Carol no espetáculo durante o festival. Ainda houve indicação a Melhor Espetáculo (júri técnico) e Melhor Direção, por Clarice Rodrigues, Gabriel Cordeiro, Rafa Martins, Carol Canutto e Paulinho do Boi (direção coletiva). 


Além de todas as indicações, o grupo trouxe as premiações:
- Melhor Música Original, com as músicas "Maria Fumaça", de Raul Costa (arranjos de Roni Raggi) e “Juventude", de Adauto Geraldo de Deus, todos músicos sete-lagoanos 
- Melhor Texto, por Paulinho do Boi, Carol Canutto e Rafa Martins, que conta com o poema "Mar de Lama", de Maria Ávila (poetisa sete-lagoana) 
- Melhor Espetáculo do Juri Popular 
- Prêmio Especial do Festival pela relevância do tema abordado e o Troféu Paulo Honório da Costa (honraria do estado do E.S). 


O grupo está de malas prontas para participar em julho do Festival de Teatro de Passos, e em agosto viaja para Pernambuco com a obra. 


A sede do Carroça Teatral é no Quintal do Boi da Manta, que conta com a ajuda de colaboradores e o patrocínio de algumas empresas da cidade: Meu Canto Conviver, Padaria Galdina, Asa Contábil e Churrascaria Três Marias. 

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

imagem

 

Veja Mais