Heineken não se instalará mais em Pedro Leopoldo 

13/12/21 - 17:10

A caverna Lapa Vermelha IV, onde foi encontrado o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas, poderia ser fatalmente afetada com a fábrica. Foto: Bianca Aun
A caverna Lapa Vermelha IV, onde foi encontrado o crânio de Luzia, o fóssil mais antigo das Américas, poderia ser fatalmente afetada com a fábrica. Foto: Bianca Aun

A Heineken, segunda maior cervejaria no país atrás da Ambev, desistiu de instalar sua fábrica em Pedro Leopoldo, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em comunicado enviado para a imprensa nesta segunda-feira (13), o Grupo que comanda a cervejaria anunciou que a decisão foi tomada após meses de diálogos e considerou "os diferentes entendimentos de órgãos envolvidos e da sociedade em geral, relacionados à proximidade do atual terreno com uma importante área de preservação ambiental e arqueológica da região".

 O projeto da fábrica da Heineken ficava a cerca de 800 metros da região da Lapa Vermelha, onde o crânio de Luzia, o fóssil humano mais antigo das Américas, foi descoberto, em 1975.  O diretor de Assuntos Corporativos da cervejaria, Mauro Homem, disse que a instalação da empresa no Pedro Leopoldo só faria sentido se contasse com o apoio de toda a sociedade, "incluindo agentes que contribuem para o desenvolvimento socioambiental da região". De acordo com ele, o processo para construção da cervejaria era conduzido de forma legal, com a obtenção da licença ambiental e autorização do Judiciário. 

"No entanto, entendemos que nossa permanência no local ainda divide opiniões e que, para seguir adiante, teríamos que dedicar mais tempo para realização de novos estudos. Por tudo isso, tomamos a decisão de buscar outra área que atenderá a demanda dos próximos anos”, explica.

Homem também informou que o atraso na inauguração da nova unidade do grupo será compensado com investimentos em outras cervejarias, como a localizada em Ponta Grossa (PR). A inauguração da fábrica de Pedro Leopoldo estava prevista para 2023. 

Com Assessoria e Rádio Itatiaia

Veja Mais