Transparência Internacional lança guia de Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras

Observatório Social de Sete Lagoas participou da construção do guia com experiências locais

11/08/22 - 18:00

Guia pode ser baixado no site comunidade.transparenciainternacional.org.br/recomendacoes-para-prefeituras
Guia pode ser baixado no site comunidade.transparenciainternacional.org.br/recomendacoes-para-prefeituras

Celso Martinelli

O guia/livro Transparência Internacional - Brasil é um capítulo da Transparência Internacional, movimento global com uma mesma visão: um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. A publicação foi produzida com o apoio financeiro da União Europeia, no projeto “Fortalecendo redes de accountability na sociedade civil”, que contribui para que cidadãos e cidadãs de 21 países cobrem por mais accountability nos governos e instituições responsáveis por sua fiscalização. 

O Observatório Social de Sete Lagoas participou dessa construção e já vem aplicando a metodologia em alguns cenários locais. “Fomos convidados a contribuir para o livro com nossas experiências locais. Algumas já implementadas e outras que estamos tentando efetivá-las”, conta Paulo Henrique Rocha Leão, Auditor-Fiscal da Receita Estadual da Secretaria de Estado da Fazenda, diretor executivo do OSB de Sete Lagoas e agora vice-presidente do Conselho Superior do OSB Nacional.

O conteúdo desta publicação não necessariamente reflete os posicionamentos da União Europeia ou do movimento global da Transparência Internacional. “Reconhecemos e agradecemos a Embaixada da Noruega no Brasil e a Fundação Open Society pelo apoio institucional nos últimos 6 anos, o qual tem sido fundamental para a Transparência Internacional - Brasil estruturar essa e várias outras iniciativas em prol da transparência e integridade em nosso país”, publicou Nicole Verillo, coordenadora do trabalho.

O Recomendações de Transparência e Governança Pública para Prefeituras apresenta um compilado de princípios, obrigações legais, recomendações e boas práticas que servem como orientações para o fortalecimento da integridade, transparência e participação cidadã nas administrações públicas de municípios brasileiros de médio e pequeno porte. Conforme consta no site https://indice.transparenciainternacional.org.br/, é possível medir o nível de transparência e governança pública do seu município, utilizando a metodologia da Transparência Internacional – Brasil. Basta baixar o guia com o passo a passo para avaliar e cobrar melhorias na sua cidade e região. Clique e baixe AQUI.

 

Veja Mais