Universidade realiza Olimpíada Brasileira de Biotecnologia voltada para estudantes de escolas públicas e privadas de todo país

Escolas interessadas devem realizar cadastro até 28 de agosto

29/06/22 - 08:57

Imagem: OBBiotec
Imagem: OBBiotec

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, em parcerias com mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do país, está realizando a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia - OBBiotec.


Praticada artesanalmente por nossos ancestrais humanos, a biotecnologia foi usada para transformar recursos naturais em novos alimentos, bebidas e remédios. Hoje, já compreendida como ciência, nos ajuda a produzir vacinas, a enfrentar doenças e pandemias sem desanimar. Mas, tal como nossos ancestrais usavam suas “sementes”, certos de que seriam capazes de transformar o leite, o trigo e a uva, a biotecnologia de hoje requer “sementes” que transformem mentalidades e eduquem futuros cientistas.


Por isto nasceu a Olimpíada Brasileira de Biotecnologia, para manter viva a chama da curiosidade, para unir forças pela educação das novas gerações, de forma ética, científica e humanizada, para que nossos queridos estudantes da educação básica – cientistas de novos tempos – mantenham vivo o espírito investigativo, criativo: o espírito da ciência, a chama do aprender.


Público-alvo: Estudantes do 8º, 9º ano, Ensino Médio e Ensino Técnico de escolas públicas e privadas de todo país. A OBBiotec já está com inscrições abertas (fim do prazo para inscrições: 28/08/2022)


Cada escola interessada deve:
1. acessar o site da OBBiotec (https://www.obbiotec.com.br/);
2. realizar o cadastro da escola e enviar um documento que comprove que o solicitante é realmente vinculado à escola (pode ser uma declaração da secretaria escolar);
3. cadastrar um ou mais profissionais (professores ou outros trabalhadores da escola) que ficarão responsáveis por inscrever os alunos da escola;
4. ler o regulamento da OBBiotec disponível em: https://www.obbiotec.com.br/a-olimpiada/regulamento/
5. seguir o Instagram da OBBiotec em https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/


Os representantes cadastrados (professores ou outros trabalhadores da escola) receberão um e-mail com a senha de acesso ao sistema. Assim poderão inscrever os estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia. 


É importante que escolas, professores e estudantes fiquem atentos ao site, bem como sigam o Instagram da OBBiotec para ficarem por dentro de todas as informações.


O estudante interessado em se preparar melhor para a OBBiotec, poderá fazer um curso (Biotecnologia para futuros cientistas), totalmente online, gratuito e com certificação de 30h, disponível em https://www.obbiotec.com.br/curso-de-biotecnologia-para-a-educacao-basica/. Não é necessário fazer inscrição para o curso, apenas para participação na Olimpíada.


Os participantes da Olimpíada receberão certificados (certificado de participação, certificado de honra ao mérito e certificados para os professores participantes) além das premiações nacionais e regionais para os três primeiros colocados e do prêmio Menina Biotec.


Site da OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/
Instagram da OBBiotec: https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/

 

Veja Mais