Will Smith foi punido - justo ou exagero?

13/04/22 - 13:19

Imagem: reprodução
Imagem: reprodução

Por Wellberty Hollyvier D´Becker

O ator que deu um tapa na cara do comediante Chis Rock, por uma piada envolvendo sua mulher, se retirou da academia como membro votante, por livre e espontânea vontade. Mas isso não foi o suficiente,  ele recebeu uma punição, para mim, muito severa.


Leia abaixo a carta divulgada pelo presidente da Academia, David Rubin, sobre a decisão:

"A 94ª edição do Oscar deveria ser uma celebração dos muitos indivíduos em nossa comunidade que fizeram um trabalho incrível no ano passado; no entanto, esses momentos foram ofuscados pelo comportamento inaceitável e prejudicial que vimos o Sr. Smith exibir no palco.
Durante nossa transmissão, não abordamos adequadamente a situação na sala. Por isso, lamentamos. Esta foi uma oportunidade para darmos um exemplo para nossos convidados, espectadores e nossa família da Academia em todo o mundo, e ficamos aquém – despreparados para o fato inédito.
Hoje, o Conselho de Diretores convocou uma reunião para discutir a melhor forma de responder às ações de Will Smith no Oscar, além de aceitar sua renúncia. O Conselho decidiu, por um período de 10 anos a partir de 8 de abril de 2022, que o Sr. Smith não poderá participar de nenhum evento ou programa da Academia, pessoalmente ou virtualmente, incluindo, entre outros, o Oscar.
Queremos expressar nossa profunda gratidão ao Sr. Rock por manter a compostura em circunstâncias extraordinárias. Também queremos agradecer aos nossos anfitriões, indicados, apresentadores e vencedores por sua postura e graça durante nossa transmissão.
Esta ação que estamos tomando hoje em resposta ao comportamento de Will Smith é um passo em direção a um objetivo maior de proteger a segurança de nossos artistas e convidados e restaurar a confiança na Academia. Também esperamos que isso possa iniciar um tempo de cura e restauração para todos os envolvidos e impactados."

Da forma que ficou, parece que o Chris Rock é a vítima, e não é, ele fez uma piada infeliz com Jada Smith sobre uma doença que a fez perder os cabelos. A cara de repulsa dela com a piada diz tudo, ela ficou profundamente desconfortável, e Will percebendo isso, fez o que todo bom marido faria: defendeu a esposa. Exagerou, sim, mas nos ânimos à flor da pele eu faria o mesmo. O fato é que na mesma cerimônia Will Smith recebeu a estatueta de melhor ator e, em seu discurso, chorou muito, pediu desculpas pelo ocorrido, e na semana seguinte se internou em uma clínica de reabilitação, por motivos desconhecidos. 


Mas Will Smith não é o primeiro a ser punido pela academia, em 2017 Harvey Weinstein foi expulso da academia, depois de mais de 90 mulheres o acusarem de abuso sexual. Hoje o produtor está preso com pena estimada em 23 anos. Bill Cosby também foi expulso pelo mesmo motivo, abuso sexual, em 2018. Ele foi condenado a 10 anos de prisão, mas em 2021 conseguiu uma liminar e hoje está solto. O ator Carmini Caridi foi expulso da Academia em 2003, depois de fazer cópias dos filmes indicados ao Oscar naquele ano, dentre eles o já clássico, Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas, de Tim Burton. Um que esperou 40 anos para ser expulso foi o cineasta Roman Polanski, ele foi condenado por estupro de uma menor de 13 anos em 1978. Neste meio tempo foi indicado ao Oscar três vezes e ganhou um de melhor diretor pelo filme O Pianista, em 2003. Ele só foi realmente banido pela academia em 2018, hoje vive na França. E estes foram todos os casos de expulsão do Oscar.
 

Veja Mais